Categories: Cloud

XP Inc. implementa Copilot para Microsoft 365

A XP Inc. instituições financeiras do Brasil, com mais de R$ 1 trilhão em ativos totais sob custódia de seus mais de 4 milhões de clientes, segundo resultados financeiros do segundo trimestre de 2024.

A companhia conta com mais de 7 mil colaboradores e trabalha há mais de 20 anos para transformar o mercado financeiro.

Com o advento da IA generativa e o objetivo de otimizar processos internos para oferecer os melhores produtos e serviços aos seus clientes, eles viram na implementação do Copilot para Microsoft 365 uma oportunidade para transformar a produtividade, a inclusão e a acessibilidade no ambiente de trabalho, “além de manter sua cultura de vanguarda”.

A XP Inc. foi uma das primeiras 10 empresas brasileiras a adotar o Copilot para Microsoft 365 no país.

A empresa viu no lançamento da ferramenta uma oportunidade de inovar ao mesmo tempo em que poderia aumentar produtividade “com soluções totalmente inéditas, que iriam desde a possibilidade de automatizar tarefas e resolvê-las com o auxílio da IA generativa a gerar mais inclusão e acessibilidade”.

De acordo com Adriano Espósito, executivo de TI e líder em Arquitetura Corporativa e Plataformas de Engenharia na XP Inc., “a adoção inicial levou entre três e quatro meses, durante os quais a XP estruturou e distribuiu as licenças, além de realizar workshops e mentorias com o apoio da Microsoft”.

Durante o processo, a XP Inc. implantou treinamento intensivo com foco na adaptação dos colaboradores às novas ferramentas, ajudando-os a entender as possibilidades e as vantagens que a nova tecnologia permitiria, bem como alinhando as expectativas para os diferentes casos de uso.

Essas questões iniciais foram superadas por meio de uma abordagem estruturada e um forte suporte da Microsoft.

Após a adoção da IA generativa, o time da XP Inc., com o apoio da Avanade, parceira e especialista em tecnologia Microsoft, conduziu o projeto de expansão do Copilot.

Essa iniciativa resultou na identificação de inúmeros casos de uso em mais de 10% das áreas de negócio com ganhos de produtividade mensurados, impulsionando o uso da ferramenta na organização.

Segundo Felipe Almeida, client solutions lead, Avanade Brasil, “por meio do Programa Copilot 365 Value, integramos uma cultura de inteligência artificial ao dia a dia de diferentes áreas de negócios com o Microsoft 365 Copilot, redesenhando a forma de trabalho dos colaboradores, desenvolvendo métodos de mensuração e definindo indicadores de valor robustos que comprovam produtividade e colaboração”.

Entre as 9 mil horas de economia geradas pela adoção do Copilot em atividades como reuniões, criação de atas etc., destaca-se “o uso por parte do time de auditoria interna, que experimentou um aumento de 30% na eficiência, resultando em economia de tempo”.

Antes, era necessário “reunir informações manualmente e dedicar muito tempo a analisá-las, com o Copilot esse processo tornou-se muito mais ágil”.

Outro destaque sentido de forma geral pelos usuários foi o uso do Copilot em reuniões no Microsoft Teams, seja para fazer o acompanhamento dos tópicos discutidos, tomar notas ou aumentar o aproveitamento do conteúdo.

Outro benefício se deu no time de governança, que economizou 7% de tempo ao usar o Copilot em atividades como consolidar e analisar informações de reuniões que tinham com outras áreas, o que antes era feito manualmente.

Segundo Adriano, “nosso time comercial, que realiza várias reuniões com clientes diariamente, agora consegue gerar atas em uma fração do tempo que levava anteriormente. Isso trouxe uma grande produtividade”.

Claudia Sargento

Recent Posts

Anatel lança canal de atendimento por WhatsApp

Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% dos registros de reclamações.

2 dias ago

Futurecom 2025 dá destaque aos Internet Service Providers

Na edição comemorativa de 30 anos, o encontro de tecnologia e inovação da América Latina…

2 dias ago

Petronect lança solução em IA para fornecedores

O marketplace responsável por todos os processos de contratação do Grupo Petrobras, movimenta mais de…

3 dias ago

IBM z17: O mainframe totalmente projetado para a era da IA

Novas inovações desbloqueiam recursos para IA em escala empresarial, incluindo Large Language Models e IA…

4 dias ago

Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI tem novo diretor

A nomeação de Hugo Valadares já foi publicada e pesquisador tem currículo marcado pela articulação…

5 dias ago

NICE é líder no IDC MarketScape 2024

A solução CXone Mpower unifica inteligência conversacional, insights em tempo real e análises de autoatendimento…

5 dias ago