XP Inc. implementa Copilot para Microsoft 365

A empresa viu na implementação do Copilot uma oportunidade para transformar a produtividade, a inclusão e a acessibilidade no ambiente de trabalho.

A XP Inc. instituições financeiras do Brasil, com mais de R$ 1 trilhão em ativos totais sob custódia de seus mais de 4 milhões de clientes, segundo resultados financeiros do segundo trimestre de 2024.

A companhia conta com mais de 7 mil colaboradores e trabalha há mais de 20 anos para transformar o mercado financeiro.

Com o advento da IA generativa e o objetivo de otimizar processos internos para oferecer os melhores produtos e serviços aos seus clientes, eles viram na implementação do Copilot para Microsoft 365 uma oportunidade para transformar a produtividade, a inclusão e a acessibilidade no ambiente de trabalho, “além de manter sua cultura de vanguarda”.

A XP Inc. foi uma das primeiras 10 empresas brasileiras a adotar o Copilot para Microsoft 365 no país.

A empresa viu no lançamento da ferramenta uma oportunidade de inovar ao mesmo tempo em que poderia aumentar produtividade “com soluções totalmente inéditas, que iriam desde a possibilidade de automatizar tarefas e resolvê-las com o auxílio da IA generativa a gerar mais inclusão e acessibilidade”.

De acordo com Adriano Espósito, executivo de TI e líder em Arquitetura Corporativa e Plataformas de Engenharia na XP Inc., “a adoção inicial levou entre três e quatro meses, durante os quais a XP estruturou e distribuiu as licenças, além de realizar workshops e mentorias com o apoio da Microsoft”.

Durante o processo, a XP Inc. implantou treinamento intensivo com foco na adaptação dos colaboradores às novas ferramentas, ajudando-os a entender as possibilidades e as vantagens que a nova tecnologia permitiria, bem como alinhando as expectativas para os diferentes casos de uso.

Essas questões iniciais foram superadas por meio de uma abordagem estruturada e um forte suporte da Microsoft.

Após a adoção da IA generativa, o time da XP Inc., com o apoio da Avanade, parceira e especialista em tecnologia Microsoft, conduziu o projeto de expansão do Copilot.

Essa iniciativa resultou na identificação de inúmeros casos de uso em mais de 10% das áreas de negócio com ganhos de produtividade mensurados, impulsionando o uso da ferramenta na organização.

Segundo Felipe Almeida, client solutions lead, Avanade Brasil, “por meio do Programa Copilot 365 Value, integramos uma cultura de inteligência artificial ao dia a dia de diferentes áreas de negócios com o Microsoft 365 Copilot, redesenhando a forma de trabalho dos colaboradores, desenvolvendo métodos de mensuração e definindo indicadores de valor robustos que comprovam produtividade e colaboração”.

Entre as 9 mil horas de economia geradas pela adoção do Copilot em atividades como reuniões, criação de atas etc., destaca-se “o uso por parte do time de auditoria interna, que experimentou um aumento de 30% na eficiência, resultando em economia de tempo”.

Antes, era necessário “reunir informações manualmente e dedicar muito tempo a analisá-las, com o Copilot esse processo tornou-se muito mais ágil”.

Outro destaque sentido de forma geral pelos usuários foi o uso do Copilot em reuniões no Microsoft Teams, seja para fazer o acompanhamento dos tópicos discutidos, tomar notas ou aumentar o aproveitamento do conteúdo.

Outro benefício se deu no time de governança, que economizou 7% de tempo ao usar o Copilot em atividades como consolidar e analisar informações de reuniões que tinham com outras áreas, o que antes era feito manualmente.

Segundo Adriano, “nosso time comercial, que realiza várias reuniões com clientes diariamente, agora consegue gerar atas em uma fração do tempo que levava anteriormente. Isso trouxe uma grande produtividade”.