Wirelink amplia malha óptica no Brasil
Equipamentos serão utilizados na expansão da infraestrutura da provedora, que planeja cobrir todas as regiões do país até o final do ano.
Aplicações na nuvem, transmissão de vídeos em alta definição, realidade aumentada, 5G.
Para acompanhar o expressivo – e cada vez mais rápido – crescimento da demanda por banda decorrente de aplicações como essas, a Wirelink, operadora cearense de serviços de telecomunicações do grupo Alloha Fibra, está investindo na construção de uma extensa malha óptica no Brasil, utilizando as soluções DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) da Padtec.
A operadora já está presente em 260 cidades de 16 estados, em quatro regiões do país, e planeja cobrir todo o Brasil até o final do ano.
“A solução DWDM da Padtec permite preparar nossa rede óptica para um crescimento escalável e flexível da capacidade, de modo a acompanhar o aumento da demanda por tráfego de dados e nossa expansão no mercado”, afirma Adriano Câmara, CEO da Wirelink.
Para isso, a provedora está adotando a nova geração de transponders de 800 Gb/s da Padtec.
Segundo Câmara, essa evolução consolida a posição da Wirelink como um player importante na área de serviços de conectividade de alta capacidade para provedores, empresas e governos de todo o país.
Os novos equipamentos serão utilizados em redes compartilhadas com a MOB Telecom, outra operadora da região Nordeste do grupo Alloha (unidade de investimento em telecomunicações do fundo EB Capital).
Alinhada às tendências internacionais da tecnologia nessa área, a linha de transponders de 800 Gb/s (até 400 Gb/s por canal óptico) da plataforma LightPad i6400G da Padtec combina alta taxa de transmissão de dados com menor custo por bit transmitido.
“Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”, ressalta Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec.