Vivo e Gauge conquistam Prêmio Agilidade Brasil
Empresas ficaram entre as top 5 na categoria Tribos com case que emprega modelo ágil em cultura data-driven.
Como difundir a cultura data-driven trazendo agilidade e eficiência? Essa era a missão de Vivo e Gauge, empresa da plataforma Haus do Grupo Stefanini, que tiveram os resultados reconhecidos na categoria tribos do Prêmio Agilidade Brasil.
Este projeto tinha como principal desafio solucionar o uso de dados de forma escalável para as squads do aplicativo Vivo, contemplando ajuste dos fluxos e automação de processos com uso de Inteligência Artificial.
Foram implementados processos automatizados utilizando Inteligência Artificial para autogestão com robôs para acompanhar e ajustar fluxos, analisar volumetria de negócios e detectar dados para redução de riscos.
Além disso, foram desenvolvidos sistemas de alerta para direcionar correções e novas automatizações tanto para áreas de negócio quanto para a equipe técnica.
Foi adicionada também uma revisão na estrutura para facilitar os novos desenvolvimentos e acompanhamento, “resultando em aumento da eficiência operacional, redução de custos, maior velocidade nos processamentos, correções mais ágeis e menor incidência de falhas, promovendo a cultura de squads data-driven”.
“Os resultados deste projeto foram verdadeiramente impressionantes e consolidaram uma atuação de transformação da operação nos últimos 2 anos. Observamos uma redução significativa no tempo dedicado à manutenção dos fluxos de dados e uma diminuição nos custos relacionados à infraestrutura de nuvem”, comenta Amanda Gasperini, diretora de Dados, Insights e Growth da Gauge.
“Temos uma cultura data-driven que é constantemente incentivada em todas as operações e equipes da Vivo, o que não apenas fortalece nossas capacidades analíticas, mas também nos permite tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Portanto, essa premiação é uma validação da nossa trajetória e do nosso compromisso com a inovação”, afirma Luiz Paguetti, gerente sênior de Big Data da Vivo.