Vice-secretário-geral da UIT de visita ao Brasil

Encontro tratou da COP 30, ESG, conectividade no Norte do País, inclusão digital, tecnologias verdes e IA.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, recebeu o vice-secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Tomas Lamanauskas, e sua comitiva na sede do órgão regulador em Brasília.
O encontro abordou ações em relação à 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.
Baigorri, no encontro, mencionou os esforços da Anatel para a conexão das Região Norte do País.
Recorde que a Anatel está promovendo a implantação de seis infovias na Amazônia.
A conversa também tratou da colaboração entre indústria, administração pública, e organizações não governamentais para fazer frente aos desafios climáticos, com tecnologias verdes e o uso da inteligência artificial.
Quando em diálogo sobre a atuação do órgão regulador brasileiro como promotor da Agenda ESG – a Agência aprovou a inclusão de critérios ESG (Environmental, Social, and Governance) como requisitos obrigatórios nos editais de radiofrequências –, Baigorri citou a ação do conselheiro Alexandre Freire no tema.
O presidente da Anatel também abordou os esforços do órgão regulador para fazer frente aos novos desafios do setor digital, incluindo a possível ampliação das competências da Agência para lidar apostas online ilegais ou ampliar o combate às fakenews.
Lamanauskas participou recentemente de encontro internacional realizado pelo Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) da Anatel, em que também tratou de inclusão, sustentabilidade e desafios climáticos.
*Foto: Divulgação Anatel