Uso de IA na Europa: multinacionais dão seu apoio

A Iniciativa dos Campeões Europeus em IA prevê um investimento conjunto de 150 bilhões de euros ao longo dos próximos cinco anos.
Mais de 60 grandes empresas multinacionais estão dando seu apoio a um projeto que busca posicionar a União Europeia entre os líderes globais em desenvolvimento e uso das ferramentas de inteligência artificial (IA), ao lado dos Estados Unidos e da China.
A Iniciativa dos Campeões Europeus em Inteligência Artificial (do inglês, EU AI Champions Initiative) é uma medida que prevê um investimento conjunto de 150 bilhões de euros ao longo dos próximos cinco anos, segundo referiu a Agência Brasil.
Os recursos viriam, principalmente, de um grupo de 20 grandes investidores internacionais.
“Quando a Europa conseguir criar um quadro [regulatório] de IA transparente, estruturado e orientado à concorrência, com recursos viáveis e oportunidades de investimento, mais de 20 grandes grupos de investidores internacionais estarão prontos para alocar mais de 150 bilhões de euros em capitais novos e fundos já angariados em oportunidades relacionadas com a IA, na Europa”, sustentam os representantes de algumas das empresas que endossam um comunicado divulgado durante o AI Action Summit.
Encabeçada pela General Catalyst, firma americana de venture capital, especialista em investimentos de alto risco, a iniciativa conta com o apoio de grandes corporações, startups e investidores, como é o caso da Airbus, Deutsche Bank, Heineken, L’Oréal Groupe, Mercedes-Benz, Mistral AI, SAP, Siemens, entre outras.