Categories: Cloud

Unilever avança em pesquisa e desenvolvimento com Azure Quantum Elements

A Unilever é uma empresa de bens de consumo que atua em variados mercados como produtos de limpeza, beleza e outros produtos de consumo.

Todos eles, contudo, compartilham da mesma demanda: a necessidade de avançar em pesquisas para melhorar os produtos que mais de 3,4 bilhões de pessoas usam diariamente.

Para enfrentar esse desafio e impulsionar a inovação, a Unilever está aproveitando o poder do Microsoft Azure Quantum Elements, um serviço de nuvem com hardware, software e soluções quânticas, desenvolvido para acelerar a descoberta científica.

“Se você tivesse um milhão de soluções possíveis para o seu problema, como descobriria por onde começar?” Essa é a questão que Alberto Prado, chefe global de Parcerias e Digital de P&D na Unilever, começou a enfrentar.

Nos últimos dois anos e meio, a Unilever fez parceria com a Microsoft para identificar novas capacidades digitais para impulsionar a inovação de produtos.

A Unilever está trazendo sua visão digital à vida através do DataLab transformacional — a contraparte digital para os laboratórios físicos da empresa — com a ajuda do Microsoft Azure.

Desde desbloquear os segredos do microbioma da nossa pele até reduzir a pegada de carbono de um negócio multibilionário, “a Unilever está redefinindo o que significa ser uma empresa de bens de consumo no mundo moderno com ciência de ponta”.

Com o Copilot no Azure, computação de alto desempenho do Azure e as capacidades avançadas de simulação do Azure Quantum Elements, a Unilever pode consultar informações científicas usando linguagem natural, realizando milhares de simulações computacionais no espaço de tempo que levaria para executar dezenas de experimentos laboratoriais.

Os cientistas da Unilever podem usar os dados coletados dessas simulações para ajustar modelos que testam dezenas de milhares de materiais ou permitem a exploração de reações químicas complexas com velocidade substancial.

“Este tipo de descoberta e exploração não teria precedentes em nossa maneira anterior de trabalhar em termos de tempo, recursos e paciência”, diz Mike Dale, diretor de P&D Digital na Unilever.

As equipes de pesquisa e desenvolvimento da Unilever agora podem expandir seu espaço de busca por novas moléculas que restaurem ligações naturais nas fibras capilares em mais tipos de cabelo, redefinindo assim os padrões de cuidados capilares personalizados para marcas como Dove e TRESemmé.

Com o vasto repositório de dados proprietários da Unilever e um século de expertise científica em cuidados pessoais e domésticos, a empresa de bens de consumo está capitalizando esse salto tecnológico com a Microsoft.

“Não estamos mais nos preparando para o futuro; estamos no futuro agora, e isso é realmente empolgante”, conclui Prado.

Claudia Sargento

Recent Posts

Anatel lança canal de atendimento por WhatsApp

Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% dos registros de reclamações.

2 dias ago

Futurecom 2025 dá destaque aos Internet Service Providers

Na edição comemorativa de 30 anos, o encontro de tecnologia e inovação da América Latina…

2 dias ago

Petronect lança solução em IA para fornecedores

O marketplace responsável por todos os processos de contratação do Grupo Petrobras, movimenta mais de…

2 dias ago

IBM z17: O mainframe totalmente projetado para a era da IA

Novas inovações desbloqueiam recursos para IA em escala empresarial, incluindo Large Language Models e IA…

4 dias ago

Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI tem novo diretor

A nomeação de Hugo Valadares já foi publicada e pesquisador tem currículo marcado pela articulação…

4 dias ago

NICE é líder no IDC MarketScape 2024

A solução CXone Mpower unifica inteligência conversacional, insights em tempo real e análises de autoatendimento…

4 dias ago