A cibersegurança é uma competição contínua em que os especialistas buscam constantemente maneiras novas e criativas de lutar contra a mudança de estratégias de ciberataques.
Em 2022, o desafio se tornou ainda mais intenso com os atacantes, que passaram a empregar métodos avançados e antigos, “surpreendendo especialistas em segurança e demostrando que as táticas clássicas ainda são eficazes”.
De fato, segundo o IBM Security X-Force Threat Intelligence Index 2023, o ressurgimento de backdoors, em que os ciberatacantes obtêm acesso remoto aos sistemas, foi uma ocorrência comum em 2022, mas com resultados mistos.
As implementações de backdoors foram uma das ações mais realizadas pelos atacantes no Brasil em 2022.
No entanto, a maioria foi de tentativas de ransomware fracassadas, porque os ciberdefensores interromperam antes que ele pudesse ser implantado.
Outra tendência de longa data são os ataques por e-mail, diz o mesmo estudo IBM, “que evoluíram e se tornaram mais difíceis de detectar pela adoção generalizada do trabalho remoto”.
Em 2022, o phishing, com anexos ou links maliciosos provou ser um dos métodos preferidos dos cibercriminosos, representando 16% dos ataques cibernéticos no País.
Além disso, também aumentou o sequestro de conversas por e-mail, nas quais os cibercriminosos se fazem passar pelo participante original.
Essa técnica é especialmente perigosa pois tira proveito da confiança existente, tornando as vítimas mais propensas a reagir rapidamente e a clicar em links maliciosos.
Para ficar um passo à frente, melhorar a resiliência e se defender das ciberameaças, a IBM recomenda:
Embora a detecção e resposta a ciberameaças tenham dado um passo à frente em 2022, o ressurgimento dos métodos antigos de ataque “torna evidente que é praticamente impossível obter uma cobertura completa contra os cibercriminosos, e é por isso que é tão crítico avaliar e estudar suas ações e implementar a tecnologia correta”.
O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…
71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…
SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…
O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…
Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…
Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…