Existem muitas histórias on-line e postagens em blog ensinando as pessoas a obter “renda passiva” compartilhando poder de computação sobressalente ou por meio de banda larga de internet não utilizada.
Quando os usuários instalam, voluntária ou involuntariamente, tal software em seus computadores, os sistemas se tornam agentes de uma rede distribuída. Os operadores dessa rede distribuída podem monetizá-la vendendo serviços de proxy para seus clientes pagantes.
Numa recente investigação, a Trend Micro estudou vários aplicativos proeminentes de “renda passiva”, que transformam os computadores que os executam em proxies IP residenciais, e esses proxies são vendidos a clientes para serem usados como “proxies IP residenciais”.
Os aplicativos geralmente são promovidos por meio de programas de referência, com muitos YouTubers e blogueiros famosos promovendo-os.
Também foi investigado desenvolvedores questionáveis que agrupam aplicativos de “renda passiva” com bibliotecas de terceiros. Isso significa que os downloaders não sabem sobre os aplicativos de “renda passiva”, e se a renda realmente vai para os desenvolvedores.
Diz ainda a Trend Micro que existem alguns exemplos de empresas que usam o esquema de monetização de “compartilhamento de banda larga de rede”, essas incluem a HoneyGain, TraffMonitizer, Peer2Profit, PacketStream e IPRoyal Pawns, entre outras.
Essas organizações oferecem aos usuários uma maneira passiva de ganhar dinheiro on-line baixando e executando seu agente de software.
Na pesquisa foi possível verificar várias instâncias de acesso automatizado a provedores terceirizados de SMS PVA.
Em suma, os usuários em potencial desses aplicativos, especialmente com a implementação atual de serviços de proxyware, “precisam estar cientes de que estão se expondo a níveis desconhecidos de risco em troca de uma quantidade incerta e provavelmente instável de “renda passiva” potencial”, diz a Trend Micro.
O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…
71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…
SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…
O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…
Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…
Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…