A plataforma Escola do Trabalhador 4.0 – Plataforma de ensino de habilidades digitais do Ministério do trabalho – ganhou um novo capítulo de atividades e agora conta com um treinamento oferecido aos parceiros chamado “Train the Trainers” (Treinando os treinadores/capacitadores, em uma tradução livre).
Este treinamento visa a capacitar professores de escolas públicas e privadas, monitores estudantis, membros de ONGs e funcionários de governos estaduais e municipais a utilizarem os recursos, ferramentas e materiais disponíveis no portal da iniciativa.
O objetivo é que esses educadores estejam aptos para multiplicar o conhecimento adquirido para aplicar os aprendizados para o público-alvo, estudantes, pessoas que desejam se capacitar em tecnologia e aqueles que estão em busca de novas oportunidades de empregabilidade.
O programa faz parte de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Microsoft e a Softex, e integra o programa Caminho Digital do Governo Federal.
Estudos mostram que, até 2025, existirá uma demanda por 797 mil postos de trabalho na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Isso representa uma oportunidade de empregabilidade para atender a demanda por profissionais capacitados em tecnologia, recorda a Microsoft.
Além disso, os profissionais que não atuam na área, podem se beneficiar dos treinamentos em tecnologia para aprimorar o trabalho que fazem.
Neste cenário, existe a necessidade crescente de desenvolvimento de competências digitais para a inserção e manutenção de trabalhadores no mundo do trabalho.
Com a iniciativa “Train the Trainers”, o objetivo é capacitar monitores e facilitadores dos parceiros que aderirem ao programa Caminho Digital do governo federal com o intuito de usar a Escola do Trabalhador 4.0 para oferecer capacitação digital aos seus beneficiários.
Neste treinamento, os participantes aprenderão sobre o funcionamento da plataforma, as trilhas e cursos de capacitação digital que estão disponíveis, e como aproveitar os materiais e recursos da Escola do Trabalhador 4.0 para treinar seus alunos em habilidades digitais – o que contribui para o letramento digital e a capacitação visando melhores oportunidades de empregabilidade ou de aumento de renda.
Os treinamentos acontecem de forma remota e síncrona, com duração de 2 horas, e são oferecidos pela Softex, ONG especializada em capacitação digital e que é parceira do Ministério do Trabalho e Emprego e da Microsoft na Escola do Trabalhador 4.0.
App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…
Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…