Categories: Mobilidade

Topaz quer evitar fraudes financeiras com celulares

Embora os desfiles tenham sido adiados em função da pandemia, muitas pessoas aproveitarão o período de Carnaval para viajar e descansar.

Nesta época é preciso ficar mais atento aos furtos e roubos de carteiras e celulares. Responsáveis por armazenarem uma série de dados pessoais, inclusive bancários, os smartphones, se caírem em mãos erradas, “podem causar um grande prejuízo financeiro aos proprietários”.

Para evitar que criminosos tenham sucesso em transações fraudulentas, “é de extrema importância que o aplicativo do banco presente no dispositivo móvel esteja protegido”.

Para isso, a Topaz, empresa do Grupo Stefanini focada em soluções financeiras, criou a Topaz OFD Anti-Fraud Intelligence, que atua na prevenção de fraudes e mitigação de riscos operacionais e transacionais em canais digitais como Mobile Banking, Internet Banking e Soluções de Onboarding.

Quando furtado, o novo detentor do celular usa diversas técnicas para realizar transações fraudulentas, como a troca do chip do aparelho e o apoderamento do WhatsApp do usuário para dar início aos golpes.

Se o app do banco não tiver um sistema de proteção, “ele também conseguirá acessá-lo e praticar desvios financeiros”, alerta a Topaz.

Só nos últimos três meses, a Topaz OFD foi responsável por proteger uma série de movimentações financeiras “que juntas somam o montante de R$ 1,2 trilhão”.

Para detectar os eventos associados a possíveis fraudes, como clonagem de cartão de crédito e movimentações financeiras suspeitas por meio de dispositivo móvel, a solução analisa um contexto maior, se atentando às características de uso do dispositivo, localização, habitualidade, análise transacional, valores e outras variáveis que podem indicar um comportamento não usual, decorrente de uma tentativa de fraude.

“A Topaz OFD utiliza um ecossistema de dados e comportamentos do usuário de forma invisível e agnóstica, analisando as jornadas digitais dos consumidores a partir de uma perspectiva multidimensional, que garante mais assertividade no controle e prevenção a fraudes”, conta Flávio Gaspar, diretor de Produtos da Topaz.

“Num cenário em que soluções digitais são cada vez mais utilizadas, os bancos necessitam investir em tecnologias que promovam um ambiente seguro, onde os usuários se sintam confortáveis ao acessar o Mobile Banking e que, em casos de furtos, não tenham seu dinheiro desviado”, conclui Jorge Iglesias, CEO da Topaz.

Claudia Sargento

Recent Posts

DIA Brasil escolhe soluções RELEX

Rede supermercadista passa a utilizar a solução de previsão e reabastecimento orientada por IA para…

2 dias ago

Grupo Stefanini compra principal parceiro da AWS na América Latina

Consultoria tech global investe na Escala 24x7 para expandir serviços e capacidades em nuvem na…

2 dias ago

GEO: 4 dicas para melhorar a presença da marca em respostas de IA

Nova abordagem amplia o SEO tradicional e ajuda marcas a se posicionarem como fontes confiáveis…

2 dias ago

Oracle apresenta o AI Agent Studio

O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…

3 dias ago

Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis

71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…

3 dias ago

AUTOCOM Summit: lançado projeto de desenvolvimento das MPES

SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…

3 dias ago