Categories: Segurança

Tentativas de transações fraudulentas aumentaram 92% em 2023

A NICE Actimize lançou o relatório “The 2023 NICE Actimize Fraud Insights Report”, que analisa o cenário bancário e de pagamentos e revela as ameaças mais urgentes e os padrões que impactam instituições financeiras.

Aproveitando o X-Sight da NICE Actimize, que utiliza inteligência coletiva e aprendizado federado para detectar ameaças e padrões de atividades suspeitas, o relatório foi criado a partir da análise de bilhões de transações e pagamentos bancários, que representam valores superiores a 110 trilhões de dólares.

A pesquisa da NICE Actimize mostra que o aumento de fraudes bancárias é uma preocupação crescente para instituições financeiras e consumidores. Os criminosos estão se tornando cada vez mais sofisticados, mudando suas táticas de invasão de contas tradicionais e de fraudes não autorizadas para fraudes de pagamentos autorizados mais complexas (golpes).

Isso não somente complica o cenário de ameaça de fraude, mas também coloca instituições financeiras em risco de perda dupla – tanto vítimas próprias quanto terceiras.

O relatório também indica que, de 2021 para 2022, “tentativas de transações fraudulentas aumentaram em 92%, sendo que os valores de tentativa de fraude dispararam em 146%”. Essa tendência destaca dois pontos principais: “Primeiro, houve um aumento dramático nos volumes gerais de transações, e segundo, os fraudadores estão se tornando mais destemidos e visando fraudes maiores.”

O relatório também indica que a fraude não é limitada a um só canal, é uma ameaça complexa e multicanal marcada pela transformação digital, mudando o comportamento de consumidores e padrões de fraude. O relatório também estima que a quantia absoluta de tentativas de fraudes de pagamentos autorizados ultrapassou os valores de fraudes de aquisição de conta, com aumento de 45,9% ano a ano, considerando o período entre 2021 e 2022.

“Os fraudadores estão aproveitando a inovação em meios de pagamentos mais rápidos para conduzir golpes sofisticados envolvendo “mulas”, que transferem fundos para fora das instituições financeiras – fundos que, muitas vezes, são irrecuperáveis”, diz Craig Costigan, CEO da NICE Actimize,

À medida em que o mundo se movimenta em direção a uma sociedade sem dinheiro físico, o volume de transações aumenta e também a quantidade de fraudes em todos os canais e tipologias, incluindo transações online, pelo celular e pessoalmente. A pesquisa da NICE Actimize expõe essa questão “e destaca a necessidade de incorporar tecnologias de ponta como Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA) para identificar, inclusive, golpes mais sofisticados”.

O relatório também indica que as fraudes relacionadas a “mulas” são um dos principais desafios enfrentados pelas instituições financeiras, pois são elementos cruciais em golpes e fraudes de pagamentos autorizados, fraudes de novas contas e movimentação de fundos obtidos de maneira ilícita.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

20 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

21 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

1 dia ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago