Categories: Redes

Telefónica Vivo, Cisco e NEC juntas no 5G

A Cisco e a NEC Corporation anunciaram que a Telefónica Vivo está a implementar uma rede IP pronta para o 5G, simplificada e automatizada, para as suas redes móveis e fixas convergentes, como parte do Projeto de Fusão de Redes no Brasil, apoiada por soluções de fornecedores líderes da indústria.

Recorde que a Cisco e a NEC têm vindo a colaborar no Brasil há mais de 10 anos e têm agora um Acordo Global de Integrador de Sistemas (GSIA), assinado em 2020, o que lhes permite implementar de forma harmoniosa uma rede de transporte automatizada e preparada para 5G, para a Telefónica Vivo.

A Telefónica concebeu o Projeto de Fusão de Redes como uma plataforma para incorporar serviços numa única infraestrutura de rede, oferecendo serviços avançados de comunicações, e transformando a experiência do cliente.

Aproveitando o poder da automatização, o projeto “visa oferecer uma rede mais ágil, escalável e flexível, com maior fiabilidade tanto para os utilizadores residenciais como para as empresas na era do 5G”.

Como definido no Projeto de Fusão de Redes, a Cisco e a NEC trabalharão em conjunto para otimizar o custo total de propriedade (TCO) da Telefónica Vivo e aumentar a agilidade do negócio, através da simplificação da sua arquitetura e operações de rede, convergência das redes móveis e fixas, e automatização de redes multicamadas ao nível de pacotes, ótico e micro-ondas.

Além disso, o Segment Routing IPv6 será implementado para permitir uma arquitetura unificada com capacidades de slicing da rede.

A simplificação e automatização de uma rede convergente multidomínio e multicamadas, associada ao segment routing, “aumentará a escalabilidade e flexibilidade da rede da Telefónica Vivo à medida que esta se prepara para lançar o 5G”.

Como parte do acordo, a Cisco fornecerá equipamento de rede, incluindo routers ASR 9000 e NCS 540 para transporte IP, o Cisco Crosswork Network Controller como solução SDN multifornecedor, e o Cisco Crosswork Hierarchical Controller para permitir a automatização multifornecedor e multicamada dentro do domínio de Rede de Fusão.

A NEC servirá como integrador da rede e fornecerá capacidades de engenharia local com os seus serviços de transformação 5G xHaul para proporcionar uma migração escalável a milhares de nós.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle apresenta o AI Agent Studio

O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…

17 horas ago

Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis

71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…

21 horas ago

AUTOCOM Summit: lançado projeto de desenvolvimento das MPES

SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…

1 dia ago

Encontro Futurecom pós-MWC debateu desafios do setor de telecom

O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…

2 dias ago

HartBR está lançando novos módulos de comunicação

Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…

2 dias ago

Novas ofertas de Azure no Brasil ajudam a ganho de eficiência

Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…

2 dias ago