Categories: Mobilidade

Telefónica Tech e IBM colaboram em tecnologia de segurança quântica

A Telefónica Tech, unidade de negócios digitais do grupo espanhol de telecomunicações Telefónica, e a IBM anunciam a assinatura de um novo acordo de colaboração para desenvolver e oferecer soluções de segurança que abordem os desafios de segurança impostos por futuras tecnologias criptograficamente relevantes a computadores quânticos.

A computação quântica permitirá cálculos mais avançados, mas também traz consigo um desafio crítico: garantir a segurança dos dados em um futuro em que os algoritmos de criptografia tradicionais podem se tornar vulneráveis.

Além disso, embora um computador quântico criptograficamente relevante ainda não esteja disponível, os dados já podem estar vulneráveis à coleta e descriptografia por criminosos cibernéticos no futuro.

A IBM desenvolveu um software empresarial focado em segurança quântica e ativos baseados em pesquisa para fornecer uma solução para riscos quânticos previstos.

O IBM Guardium Quantum Safe, parte do IBM Guardium Data Security Center, ajuda as organizações “a obter visibilidade e gerenciar criptografia para abordar vulnerabilidades, orientar a priorização e a correção e melhorar a postura de segurança”.

Ele também conta com o IBM Guardium Key Lifecycle Manager, que fornece gerenciamento de chaves de criptografia centralizado, seguro e escalável.

Como complemento, o IBM Quantum Safe Explorer e o IBM Quantum Safe Remediator são ativos de tecnologia desenvolvidos para descobrir vulnerabilidades criptográficas em código, testar o desempenho de algoritmos seguros para quantum e estabelecer proxies seguros para quantum.

Com este acordo, ambas as empresas trabalharão juntas para combinar a tecnologia quântica da IBM com a experiência da Telefónica Tech na prestação de serviços de segurança cibernética gerenciados e profissionais, “com o objetivo de criar soluções robustas que ofereçam segurança às empresas e administrações públicas diante dos novos e futuros riscos de segurança em um mundo pós-quântico”.

Essas soluções serão projetadas especificamente para ajudar a proteger os dados críticos das organizações do risco de serem descriptografados por computadores quânticos, aplicando os novos padrões de criptografia quântica segura definidos pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) dos Estados Unidos.

Para isso, a IBM codesenvolveu dois dos três algoritmos que foram publicados como padrões de criptografia pós-quântica, contribuindo para a proteção de dados na era quântica.

Raquel Ruíz Lozano, diretora global de Alianças Estratégicas da Telefónica Tech, afirma: “Este acordo de colaboração com a IBM nos permite abordar os riscos potenciais do mundo pós-quântico graças à tecnologia quântica segura da IBM, e oferecer aos nossos clientes soluções que os ajudem a proteger seus dados críticos e enfrentar essa transformação com segurança e confiança.”

Adolfo Hernández Pulido, diretor-gerente de tecnologia da Telefónica na IBM, destaca: “É essencial que as organizações comecem a avaliar sua criptografia e planejem uma transição para padrões de segurança quântica.”

Pelo acordo, a Telefónica Tech também auxiliará organizações na transição para novos padrões, protocolos ou algoritmos criptográficos para garantir resiliência e agilidade contra os riscos de segurança cibernética impostos pela computação quântica e a transição para novas tecnologias de criptografia quântica segura.

O acordo também inclui a criação de um escritório de casos de uso conjunto, focado em áreas-chave como criptografia de comunicações, adaptação a novos algoritmos seguros e proteção de ambientes críticos.

Nesse contexto, a infraestrutura da IBM já foi implantada na sede da Telefónica Tech em Madri para impulsionar o desenvolvimento dos negócios.

Essa infraestrutura é composta de elementos projetados especificamente para promover um ambiente seguro e resiliente contra as ameaças do mundo pós-quântico.

Isso inclui um sistema IBM LinuxONE, que é protegido com criptografia de ponta a ponta, incluindo nova criptografia de segurança quântica; tecnologia de armazenamento IBM; bem como outras soluções avançadas para proteção de chaves de criptografia mestras e operacionais.

Claudia Sargento

Recent Posts

Anatel lança canal de atendimento por WhatsApp

Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% dos registros de reclamações.

3 dias ago

Futurecom 2025 dá destaque aos Internet Service Providers

Na edição comemorativa de 30 anos, o encontro de tecnologia e inovação da América Latina…

3 dias ago

Petronect lança solução em IA para fornecedores

O marketplace responsável por todos os processos de contratação do Grupo Petrobras, movimenta mais de…

3 dias ago

IBM z17: O mainframe totalmente projetado para a era da IA

Novas inovações desbloqueiam recursos para IA em escala empresarial, incluindo Large Language Models e IA…

5 dias ago

Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI tem novo diretor

A nomeação de Hugo Valadares já foi publicada e pesquisador tem currículo marcado pela articulação…

5 dias ago

NICE é líder no IDC MarketScape 2024

A solução CXone Mpower unifica inteligência conversacional, insights em tempo real e análises de autoatendimento…

5 dias ago