O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a FINEP, empresa pública do ministério, anunciaram a abertura de 6 chamadas públicas voltadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em empresas brasileiras, universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas e privadas.
As chamadas investem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) nas seguintes áreas: aplicações em redes 5G privadas; tecnologias de exploração e produção offshore de petróleo e gás; energias renováveis; gestão e monitoramento de recursos hídricos; inovações em tecnologias aeronáuticas; e inovações radicais no setor elétrico.
Das 6 chamadas, 4 tem como público-alvo ICTs públicas e privadas. Os outros dois editais são destinados a subvenção econômica a projetos de empresas de qualquer porte.
O anúncio dos editais foi feito em uma transmissão no canal do Youtube do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com participação do ministério e da FINEP.
As chamadas são:
Objetivo: desenvolvimento de projetos de pesquisa, (plataformas e/ou softwares ou sistemas computacionais) que apoiem a implementação de novos serviços potencializados pelas características das redes 5G privadas.
Data final para recebimento das propostas: 29 de agosto de 2022
Objetivo: Para apoio a projetos de desenvolvimento de tecnologias em exploração e produção Offshore de petróleo e gás, em especial as tecnologias submarinas, e de outros fósseis não convencionais.
Data final para inscrição de propostas: 9 de setembro de 2022
Objetivo: financiar a elaboração de projetos que promovam o uso racional de energia elétrica e incentivem a adoção de fontes alternativas e sustentáveis de energia.
Data final para inscrição de propostas: até 16 de setembro de 2022
Objetivo: Apoio a projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem a racionalização dos usos da água e a gestão e o monitoramento dos Recursos Hídricos.
Data final para inscrição de propostas: 2 de setembro de 2022
Objetivo: Conceder recursos de subvenção econômica para o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores nas linhas: Aeronave demonstradora de tecnologias com foco no transporte de passageiros e Aeronave demonstradora de tecnologias remotamente pilotada e com peso máximo de decolagem maior que 150 kg.
Data final para inscrição de propostas: 13 de setembro de 2022
Objetivo: Serão apoiados projetos inovadores aderentes às Linhas Temáticas: Energia Eólica Offshore, Energia Solar Flutuante, Novos Materiais e Armazenamento de Energia.
Prazo: Fluxo Contínuo, até o comprometimento total dos recursos.
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…
A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…
Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…