Supremo Tribunal Federal mantém suspensão do X
O STF do Brasil decidiu manter a suspensão da rede social X decretada na passada sexta-feira por recusas em cumprir ordens judiciais por parte da plataforma.
O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu manter a suspensão do X (antigo Twitter) no país, decretada dias antes pelo juiz Alexandre de Moraes, após a plataforma se negar a cumprir decisões judiciais.
Alguns dos perfis que a justiça brasileira pediu que fossem suspensos pertencem a ativistas de extrema-direita e apoiantes do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que também está a ser investigado por espalhar notícias falsas, atacar as instituições democráticas e planear um golpe de Estado.
Moraes ordenou que a rede social cumprisse em até 24 horas uma série de decisões judiciais sobre retirada de conteúdo, pagasse as multas que lhe foram impostas e indicasse um representante no país, condição exigida pela lei brasileira, que determina que as redes sociais precisam ter um representante legal para atuar no Brasil, ou o acesso à plataforma seria suspenso.
Nenhuma dessas ordens foi cumprida e o acesso dos brasileiros ao X foi bloqueado.