SP debate desafios para o setor de CT&I

Ao final do evento, será produzido um relato com todas as principais conclusões, recomendações, necessidades e demandas para a área.
Durante a abertura da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti) de São Paulo, realizada na capital paulista, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago, fez uma avaliação do setor de CT&I no Brasil.
Para ele, o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação possui grandes desafios para assegurar a estabilidade na provisão dos recursos necessários para a realização de pesquisa e desenvolvimento em todas as regiões do país.
“Para superá-los, é preciso fortalecer os sistemas regionais e estaduais e que os esforços sejam descentralizados”, afirmou.
O evento, realizado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, tem o objetivo de preparar as contribuições do Estado para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá de 4 e 6 de junho, em Brasília (DF).
Na avaliação de Zago, um dos desafios a serem vencidos pelo sistema de CT&I do Brasil é a heterogeneidade e os desequilíbrios regionais.
Mais de 35% da produção científica do país, por exemplo, está concentrada em São Paulo, que tem quase 22% da população e gera um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Eventos preparatórios estão sendo realizados em todos os Estados da federação.
“O grande objetivo desta conferência estadual é estabelecer um fórum amplo de discussões, buscando definir prioridades e recomendações para o planejamento de ações de financiamento da ciência brasileira”, disse Glaucius Oliva, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) e presidente da conferência estadual.
A primeira sessão do encontro foi sobre financiamento e organização da pesquisa e da inovação.
“Esta conferência estadual contribuirá não apenas para levarmos sugestões para a conferência nacional, mas também nos ajudará a discutir internamente como vamos conduzir as nossas próximas ações voltadas ao fortalecimento da CT&I no Estado de São Paulo”, disse o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan.