Software do LNCC une ciência e esporte de alto rendimento

Com o sistema Saha, os treinadores podem registrar e analisar o desempenho físico e psicológico dos atletas.

Em clima de Jogos Olímpicos, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), relembrou a criação do Sistema de Acompanhamento Holístico de Atletas (Saha), um software desenvolvido para acompanhar atletas de alto rendimento.

O programa já foi usado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos jogos de 2016.

O sistema Saha, desenvolvido pela equipe do Data Extreme Lab (DEXL-LNCC), tem o objetivo de integrar diversas áreas do conhecimento, como estatística, física, engenharia e ciência da computação para melhorar o desempenho dos atletas.

Com o software, os treinadores podem registrar e analisar as mudanças nas condições físicas dos atletas, como batimentos cardíacos, níveis de glicose e oxigenação, e até psicológicas.

Segundo o LNCC, o monitoramento de parâmetros fisiológicos permite a avaliação do estado dos atletas e ajuste dos treinos de acordo com suas necessidades.

Ou seja, com a análise biomecânica, é possível identificar e corrigir desequilíbrios musculares, prevenir lesões e otimizar técnica.

A análise de dados psicológicos ainda permite identificar os fatores que influenciam o desempenho mental dos atletas e desenvolver estratégias para melhorar a concentração, a motivação e a gestão do estresse.

De acordo com o laboratório, por meio de simulações computacionais realizadas pelo sistema, ainda é possível o teste de diferentes estratégias e equipamentos antes de implementá-los na prática.

“Isso também auxilia na redução dos custos e riscos, além de otimizar o tempo de treinamento”.

Para o coordenador do DEXL-LNCC, Fábio Porto, o Saha é uma forma dos atletas chegarem ao seu máximo. “O SAHA é uma ferramenta valiosa para atletas de alto rendimento e seus treinadores. Ele pode ajudar os atletas a alcançarem seu potencial máximo e a conquistar medalhas nas Olimpíadas e em outras competições internacionais”.