Sicoob moderniza sua jornada de dados com IBM

A solução IBM Netezza Performance Server as a Service na AWS possibilitou a transição estratégica de dados da cooperativa para a nuvem, visando acelerar a eficiência operacional.

O Sicoob, instituição financeira cooperativa com 8 milhões de cooperados e mais de 4,6 mil pontos de atendimento em todos os estados, implementou o IBM Netezza Performance Server como um serviço totalmente gerenciado na Amazon Web Services (IBM Netezza SaaS on AWS).

Está é uma plataforma de análise de dados nativa na nuvem e conhecida por seu desempenho e capacidade de processamento em tempo real, projetada para lidar com volumes de dados em escala de vários petabytes.

Há mais de seis anos, a tecnologia Netezza “garante análises de alto desempenho para centenas de cooperativas do Sicoob”.

Dado o compromisso da instituição com o processo de modernização contínua e a necessidade de evoluir sua arquitetura de dados para novos casos de uso financeiro alimentados por inteligência artificial, o Sicoob definiu um próximo grande marco: migrar 400 TB dos seus Netezzas data warehouses armazenados no IBM Cloud Pak for Data System para o Netezza Performance Server na Nuvem AWS.

Com mais de 17 mil usuários consumindo dados, 110 mil relatórios diários no IBM Cognos Analytics e mais de 111 consultas por minuto em horário comercial, o Sicoob buscou a solução SaaS da IBM Netezza na AWS para ampliar suas capacidades analíticas, mantendo a confiabilidade e segurança do sistema.

A nuvem abriu novas possibilidades de integração e escalabilidade.

Com a mudança, o Sicoob agora é capaz de gerenciar e armazenar um volume maior de dados e potencializar milhares de consultas diárias em escala.

“Isso melhorou significativamente a qualidade de diversos processos críticos da instituição financeira cooperativa”, como gestão de risco, conformidade regulatória, atendimento ao cliente e gestão financeira.

Segundo Robson Jardim, líder de vendas da IBM, o desafio apresentado pelo Sicoob foi fornecer uma solução robusta, resiliente e de alto desempenho em ambiente de nuvem para seu processo de carga analítica e garantir uma arquitetura flexível para novos projetos de análises e IA.

“A migração precisava ser realizada de forma que preservasse as integrações já estabelecidas no atual ambiente on-premise, garantindo que todo o processo fosse concluído em um curto período de alguns meses”, afirma.

O Sicoob aproveita as amplas capacidades que o ambiente em nuvem proporciona, com foco especial na análise de dados e na implementação de IA visando melhorar a experiência dos cooperados e garantir um crescimento sustentável, em harmonia com os princípios do cooperativismo.

“O Sicoob possibilita que suas cooperativas prosperem financeira e socialmente por meio de soluções financeiras sustentáveis e alinhadas aos princípios cooperativistas. A transição para uma solução baseada em nuvem, com IBM Netezza SaaS on AWS, foi direta e mostra que é possível alcançar maior eficiência operacional em um ambiente de nuvem seguro e atualizado com custos previsíveis”, afirma Antonio Vilaça Júnior, CIO do Sicoob.

A jornada analítica cognitiva foi iniciada pelo Sicoob em 2018 com a IBM, apoiada pela tecnologia Netezza Performance Server.