Categories: Mobilidade

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

O Shazam já ultrapassou oficialmente mais de 100 bilhões de reconhecimentos de músicas desde seu lançamento.

Para ajudar a colocar isso em perspectiva é o equivalente a 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta, ou seja, uma pessoa precisaria usar o Shazam para identificar uma música a cada segundo durante 3.168 anos para chegar a 100 bilhões.

Diz a Apple que se trata de mais de 2.200 vezes o número de identificações da música mais popular de todos os tempos do Shazam, “Dance Monkey”, com mais de 45 milhões de tags.

Beautiful Things”, de Benson Boone, incluída em “Shazam: Predictions 2023”, é a primeira música lançada este ano a atingir 10 milhões de identificações e a mais rápida a alcançar essa marca: 178 dias. Nesse ritmo, seriam necessários mais de 4.800 anos para atingir os 100 bilhões.

“Este marco monumental não reflete apenas o quanto as pessoas gostam de usar o Shazam, mas também a vontade de conhecer músicas novas”, disse Oliver Schusser, vice president of Apple Music and Beats da Apple.

O Shazam foi lançado em 2002 como um serviço de SMS no Reino Unido e, naquela época, os fãs de música ligavam para 2580, erguiam seus telefones para identificar a música e recebiam o nome da música e o artista por mensagem de texto.

Os seguidores e a influência do Shazam continuaram a crescer nos anos que se seguiram, “mas foi a estreia da App Store em 2008 e do app do Shazam para iOS que trouxe essa tecnologia de reconhecimento musical para milhões de usuários”.

No verão de 2011, o Shazam já havia reconhecido mais de 1 bilhão de músicas.

Quando o Shazam se tornou parte da Apple em 2018, o serviço entrou em uma nova era de avanços tecnológicos em que os fãs de música podiam descobrir novas músicas de formas nunca antes vistas.

Inovações recentes incluem reconhecimento de música no iOS e macOS, que permite aos usuários identificar rapidamente músicas ao seu redor ou em apps, mesmo usando fones de ouvido.

A atualização mais recente do watchOS adiciona o Shazam como um widget ao Conjunto Inteligente, sugerindo proativamente o reconhecimento de música sempre que uma música for detectada por perto.

Para usuários em trânsito, a integração do Shazam ao botão de Ação nos modelos recentes do iPhone e Apple Watch permite o reconhecimento de música com um gesto simples de pressionar e segurar, tornando ainda mais fácil nomear a música.

Claudia Sargento

Recent Posts

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

13 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

20 horas ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago

Nuvemshop adota sistema de automação IBM

Em apenas seis meses, a plataforma de e-commerce reduziu em 45% os gastos fixos com…

2 dias ago