A receita total do mercado brasileiro de telecomunicações, que engloba os serviços de dados e voz fixos e móveis, além de pay TV, foi de US$ 36,8 bilhões em 2022, segundo dados Os dados do estudo “IDC Telecom Service Database Tracker”, da IDC Brasil.
O resultado é 2,4% maior do que o do ano anterior e teve como um dos principais destaques a contratação de acessos de internet pelos segmentos B2C e B2B, que cresceu cerca de 10%.
Para 2023, a expectativa é que o setor de serviços de telecom, como um todo, fature ainda mais, crescendo 3,5% frente a 2022.
“Em especial no mercado corporativo, temos identificado um movimento de migração dos acessos MPLS e redes legadas para acessos dedicados de internet. Entre 2022 e 2027, estimamos um crescimento composto em receita de internet na ordem de 5%, considerando B2B e B2C”, destaca Anderson Shintani, analista sênior de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil.
Com relação aos dados móveis, em 2022, o aumento foi da ordem de 7% em comparação a 2021, resultado impulsionado, principalmente, pelo setor empresarial, que apresentou crescimento pouco maior que 9%.
Outro destaque, a adoção do M2M (Machine to Machine) em soluções empresariais, registrou alta na ordem de 12%.
“Vemos muitos casos de IoT utilizando o 4G/LTE e que suprem a necessidade de conectividade. Contudo, acreditamos que o 5G deve substituir essa tecnologia por meio de implementações de novos casos de uso e, em maior escala, nos próximos anos, especialmente na manufatura, utilities, recursos e no agro”, avalia Shintani.
Sobre as receitas da telefonia fixa, que vinham caindo nos últimos anos, a IDC observa uma desaceleração na queda.
“Muitas empresas ainda precisam manter canais de comunicação tradicional com o público e clientes. Temos percebido a adoção e a migração da telefonia tradicional para modelos de PABX virtuais ou em cloud, bem como a integração com soluções de comunicações unificadas”, revela o analista.
Para esse ano, a IDC prevê um crescimento total do mercado de serviços de telecom no Brasil de 3,5%.
O resultado será impulsionado pela maior adoção do 5G em use cases das verticais de manufatura, utilities, recursos e agro – que devem acelerar ainda mais em meados de 2024 –, bem como no aumento das receitas e conexões referentes exclusivamente à internet, que devem alcançar 9% e 7%, respectivamente, até o final de 2023.
App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…
Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…