SAP realiza seu primeiro Torneio de Inovação no Brasil

A SAP realizou, durante o SAP NOW Brasil 2024, o primeiro Torneio de Inovação organizado pela empresa no país.

Em um formato similar a um “Shark Tank reverso”, quatro grandes empresas brasileiras – Vale, Embraer, Natura e Randoncorp – criaram e prototiparam soluções baseadas em IA generativa para seus respectivos desafios de negócios, em um sprint de desenvolvimento de dois dias.

A empresa vencedora se classificou para a etapa América do Sul da competição, que acontecerá em modo virtual entre os dias 29 e 30 de outubro.

Os projetos foram desenvolvidos com consultoria e orientação de especialistas da SAP e de renomadas startups brasileiras.

Utilizando soluções que facilitam a prototipagem de soluções, como a plataforma de desenvolvimento SAP BTP e a solução de desenvolvimento low-code SAP Build, cada empresa identificou e endereçou um problema real de sua organização, aplicando recursos de IA generativa para criar soluções modernas e ágeis.

Durante a final do Torneio de Inovação, as duas empresas finalistas, Vale e Embraer, se apresentaram na plenária principal do SAP NOW Brazil para um painel de jurados formados pelos executivos de startups Luis Martinez (goFlux), Lucas Ferreira (Tachyonix) e Anna Prosiuk (Bankuish).

A empresa vencedora foi a Vale, que apresentou uma solução integrando o controle de manutenções com a devolução automática de sobras de insumos para incentivar a reutilização e evitar descartes desnecessários.

“Estamos convencidos da oportunidade que a IA trará para os negócios na América Latina. Atualmente, mais de 26 mil clientes em todo o mundo já utilizam inteligência artificial integrada às nossas soluções; no entanto, nosso objetivo não é apenas incorporar inteligência artificial em todo o nosso portfólio, mas ajudar clientes e parceiros de negócios a desenvolverem seus próprios casos de uso”, disse Matheus Souza, Chief Innovation Officer da SAP Latin America.

A vice-campeã, Embraer propôs uma plataforma móvel baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning criada para facilitar a gestão da qualidade nas empresas. A solução permite que o usuário possa fazer o cadastro e tratativa de ocorrências de não-qualidade de forma ágil e segura, garantindo confiabilidade dos dados e promovendo redução de custos operacionais.

Já a Natura propôs uma solução para influenciar suas consultoras de beleza a aperfeiçoarem seus pedidos, promovendo impacto socioambiental positivo em sua vida, na comunidade e no mundo, alinhado à agenda estratégica de sustentabilidade da empresa.

E, para finalizar, a Randoncorp desenvolveu uma solução de inspeção visual usando IA com o objetivo de melhorar os processos de controle de qualidade.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

22 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

22 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

1 dia ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago