A SAP realizou, durante o SAP NOW Brasil 2024, o primeiro Torneio de Inovação organizado pela empresa no país.
Em um formato similar a um “Shark Tank reverso”, quatro grandes empresas brasileiras – Vale, Embraer, Natura e Randoncorp – criaram e prototiparam soluções baseadas em IA generativa para seus respectivos desafios de negócios, em um sprint de desenvolvimento de dois dias.
A empresa vencedora se classificou para a etapa América do Sul da competição, que acontecerá em modo virtual entre os dias 29 e 30 de outubro.
Os projetos foram desenvolvidos com consultoria e orientação de especialistas da SAP e de renomadas startups brasileiras.
Utilizando soluções que facilitam a prototipagem de soluções, como a plataforma de desenvolvimento SAP BTP e a solução de desenvolvimento low-code SAP Build, cada empresa identificou e endereçou um problema real de sua organização, aplicando recursos de IA generativa para criar soluções modernas e ágeis.
Durante a final do Torneio de Inovação, as duas empresas finalistas, Vale e Embraer, se apresentaram na plenária principal do SAP NOW Brazil para um painel de jurados formados pelos executivos de startups Luis Martinez (goFlux), Lucas Ferreira (Tachyonix) e Anna Prosiuk (Bankuish).
A empresa vencedora foi a Vale, que apresentou uma solução integrando o controle de manutenções com a devolução automática de sobras de insumos para incentivar a reutilização e evitar descartes desnecessários.
“Estamos convencidos da oportunidade que a IA trará para os negócios na América Latina. Atualmente, mais de 26 mil clientes em todo o mundo já utilizam inteligência artificial integrada às nossas soluções; no entanto, nosso objetivo não é apenas incorporar inteligência artificial em todo o nosso portfólio, mas ajudar clientes e parceiros de negócios a desenvolverem seus próprios casos de uso”, disse Matheus Souza, Chief Innovation Officer da SAP Latin America.
A vice-campeã, Embraer propôs uma plataforma móvel baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning criada para facilitar a gestão da qualidade nas empresas. A solução permite que o usuário possa fazer o cadastro e tratativa de ocorrências de não-qualidade de forma ágil e segura, garantindo confiabilidade dos dados e promovendo redução de custos operacionais.
Já a Natura propôs uma solução para influenciar suas consultoras de beleza a aperfeiçoarem seus pedidos, promovendo impacto socioambiental positivo em sua vida, na comunidade e no mundo, alinhado à agenda estratégica de sustentabilidade da empresa.
E, para finalizar, a Randoncorp desenvolveu uma solução de inspeção visual usando IA com o objetivo de melhorar os processos de controle de qualidade.
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…
A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…
Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…