Roberta Rosenburg é a nova CFO da Topaz

Com 25 anos de experiência na área de finanças em grandes corporações, a executiva traz para a Topaz seu legado de melhorias bem-sucedidas de processos e controles internos.

A Topaz anunciou a nomeação Roberta Rosenburg como nova CFO.

A executiva será responsável por reestruturar a área de finanças da companhia e automatizar processos, desenvolver a capacidade analítica nas pessoas, além de liderar times e melhorar a comunicação e relacionamento no ambiente de trabalho.

Também terá o desafio de estandardizar a companhia e equipes que permaneceram após aquisições que foram feitas há anos, incorporando as marcas em um discurso só “e trazendo o melhor de cada empresa para aplicá-lo na cultura organizacional”.

“Não queremos ser uma empresa que tem um CFO inatingível, mas sim, que pessoas conversem conosco. Temos muito a ganhar com esse processo”, comenta Roberta Rosenburg, nova CFO da Topaz.

Em sua função, ela lidera uma equipe de 54 profissionais na gestão das finanças, tesouraria, controladoria, FP&A, contabilidade, faturamento, impostos, folha, compras, facilities e jurídico nas operações – atualmente, a empresa atua em 25 países.

Também, participa em reuniões de estratégia e gestão e é responsável pelo controle de fluxo de caixa, pagamentos, cobrança, investimentos, empréstimos para capital de giro, leasing, auditoria, Budget e FC.

“Há desafios, pois é uma empresa que está crescendo – de maneira orgânica e via aquisições – e precisamos abraçar todas essas operações para continuar a ter rentabilidade e atingir a receita de R$ 1 bilhão até 2025”, diz Roberta Rosenburg.

A CFO da Topaz acrescenta que “uma parte fundamental da empresa são as pessoas. Sem elas, não conseguimos fazer muita coisa”.

Dentre outras de suas habilidades, estão a gestão de tesouraria, controle de fluxo de caixa, operações de empréstimos e investimentos, finanças internacionais e relacionamento com mercados financeiros locais e internacionais; monitoramento de vendas e resultados, revisão de política comercial, análises de contratos com clientes e fornecedores; atendimento a auditores, gerenciamento de políticas de Ética e Compliance; melhorias de processos e controles internos e experiência em implantação de ERP; Além disso, seu envolvimento é total com o negócio, com foco em redução de custos e alcance de resultados.

Roberta é mineira e mora há 18 anos em São Paulo – foi transferida para a unidade da capital quando ainda trabalhava na Siemens.

Faz parte do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) como forma de networking e troca de experiências com outros líderes da área. A profissional também faz mentorias e consultorias.

Roberta Rosenburg iniciou sua carreira como assistente administrativa na Siemens, onde permaneceu por 13 anos, e saiu como Head de Finanças de uma área de pós-venda para Latam.

Após a Siemens, permaneceu por três anos na também empresa alemã Lewa. Também foi CFO da operação Brasil da Swissport; CFO Latam por três anos da sueca Husqvarna Group e na SKF Group por um ano e meio.

Possui formação em Administração de Empresas pela Universidade Fumec (Belo Horizonte/MG), especialização em Comércio Exterior pela UNA e Finanças Corporativas pelo IBMEC e curso de formação de conselhos pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.