Categories: Segurança

Reforçar a segurança digital no Metaverso é decisivo

Diante de todas as possibilidades que o metaverso abriu para novos produtos, negócios, investimentos e relacionamentos, as empresas, investidores e as instituições financeiras já estudam e fazem simulações para entenderem os potenciais benefícios que podem surgir de atividades nesse ambiente.

Ativos digitais, negociação de bens, moedas, obras de arte, treinamentos de equipes, apresentação de projetos, programas de relacionamento com clientes e live commerce são apenas alguns exemplos de oportunidades nessa realidade virtual.

No entanto, para usufruir de tudo o que se desenha nessa nova perspectiva de negócios, é fundamental estar preparado para evitar golpes, enganos e gaps nos mecanismos de defesa da plataforma.

Esse importante alerta e os possíveis caminhos para enfrentar os desafios de segurança são apresentados na análise “Metaverse: A Double-Edged Sword” (em tradução livre: “Metaverso: Uma Faca de dois Gumes”) realizada pela Capco, do Grupo Wipro.

Por isso, as organizações que tomarem a dianteira para mitigar esses problemas “terão vantagem competitiva por oferecer estabilidade e segurança para seus clientes”, o que certamente vai acarretar “resultados financeiros positivos, reputação no mercado e liderança estratégica”.

A análise da Capco salienta essa necessidade diante de um fato mundial: à medida que a tecnologia foi avançando e trazendo para o cotidiano todo tipo de facilidade, toda a sociedade foi se tornando cada vez mais dependente de dados.

Segundo o estudo da consultoria global Capco, o valor de mercado do metaverso em 2020 era de US$ 48 bilhões e deve crescer acima de US$ 800 bilhões até 2028 com o investimento de grandes players como a Meta (ex-Facebook), Google, Microsoft e Nvidia, ao mesmo tempo em que empresas financeiras, por exemplo, estão explorando esse universo para descobrir como oferecer seus produtos e serviços nesse mercado potencial.

O metaverso é formado por um conjunto de tecnologias, dentre elas realidade aumentada, realidade virtual e blockchain.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle apresenta o AI Agent Studio

O Oracle AI Agent Studio capacita os clientes e parceiros das Oracle Fusion Cloud Applications…

1 hora ago

Fintech ACG/PagCorp lança cartão para benefícios flexíveis

71% das empresas no Brasil estão reavaliando seus pacotes de benefícios, sendo que mais de…

6 horas ago

AUTOCOM Summit: lançado projeto de desenvolvimento das MPES

SEBRAE em parceria com a ABES, AFRAC, ASSESPRO e BRAFIP lançaram o Convênio de Cooperação…

9 horas ago

Encontro Futurecom pós-MWC debateu desafios do setor de telecom

O interesse cada vez mais amplificado no país por redes privativas acompanha uma tendência global…

1 dia ago

HartBR está lançando novos módulos de comunicação

Os religadores detectam falhas na rede e abrem circuitos de média tensão, realizando ciclos de…

1 dia ago

Novas ofertas de Azure no Brasil ajudam a ganho de eficiência

Novidades e atualizações de nuvem da Microsoft impulsionam a transformação digital e a proteção de…

1 dia ago