Categories: Mobilidade

Reclamações caem 13,9% no 1º semestre de 2023

O número de reclamações registradas no primeiro semestre de 2023 na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 13,9% em relação ao semestre anterior, segundo anunciou a organização em nota de imprensa.

De janeiro a junho deste ano foram recebidas 673,5 mil reclamações nos canais de atendimento da Agência; de julho a dezembro de 2022 foram 782,6 mil queixas.

A redução ocorreu em todos os serviços, principalmente na telefonia móvel. No celular pós-pago, a Anatel recebeu 18,2% de reclamações a menos e, no celular pré-pago, menos 14,4%.

Nos demais serviços, as quedas foram de: 15,3% na TV por assinatura, 13,2% na telefonia fixa e 6,9% na banda larga fixa.

Além do número de reclamações, a Anatel também avalia quanto o volume de queixas representa sobre a quantidade de contratos das prestadoras com os consumidores por meio do Índice de Reclamações (IR).

O cálculo do IR (quantidade de queixas a cada 1 mil contratos) mostra que as reclamações caíram em relação à base de assinantes das prestadoras. No primeiro semestre deste ano, o IR foi de 0,37, valor que é 11,9% menor que o do segundo semestre do ano passado. O índice de 0,37 é também o menor desde 2015.

‘Cobrança’ continua sendo o assunto mais reclamado. Ao mesmo tempo, apresentou a maior redução de reclamações: 18,11% a menos que no semestre anterior. ‘Qualidade, funcionamento e reparo’ segue como o segundo assunto mais reclamado, com redução de 10,53% no número de registros, seguido do assunto ‘Cancelamento’, com queda de 12,61%.

Claudia Sargento

Recent Posts

iOS 18 já está disponível no iPhone

No Mapas da Apple, é possível acessar milhares de trilhas de parques nacionais dos Estados…

24 horas ago

Perfil ambidestro do Grupo Stefanini se torna case

Antes que a IA se tornasse o hype atual, o Grupo Stefanini decidiu, há 13…

1 dia ago

Nações Unidas e IBM juntas na Equidade Energética

Trata-se de dois modelos que se complementam e que, entre eles, fornecem dados de mais…

1 dia ago

G20 quer esforço internacional para reduzir assimetrias em IA

O MCTI pautou a necessidade de os países em desenvolvimento não serem meros consumidores de…

2 dias ago

NICE homologa primeira solução brasileira em seu marketplace global

Easy Desk, da A5 Solutions, integrado ao CXone da NICE, oferece novas oportunidades para grandes…

2 dias ago

Tecnologia verde: como alinhar eficiência com uma gestão ecológica

Desde a assinatura do Protocolo de Kyoto, temas ligados à consciência ambiental estão ganhando destaque…

2 dias ago