Qatar usa ferramentas da Microsoft para melhorar serviços

O Estado do Qatar tem uma economia próspera baseada principalmente em petróleo e gás natural, mas o país está se diversificando cada vez mais em tecnologias de informação e comunicação e construindo uma sociedade baseada no conhecimento.

Com a ajuda de ferramentas da Microsoft, como o Azure, o governo local desenvolveu uma plataforma aberta, integrada e extensível de serviços nacionais para dar suporte a cidadãos, residentes, empresas e visitantes.

A plataforma TASMU está ajudando a tornar o país um lugar melhor para se viver, desde a gestão da saúde até a segurança alimentar nacional, ao mesmo tempo em que aumenta seu produto interno bruto não petrolífero em 2%.

O intuito da ferramenta “é aprimorar a experiência do Qatar para seus quase 3 milhões de cidadãos e tornar o país ainda mais atraente para os turistas, incluindo as grandes multidões esperadas para a Copa do Mundo da FIFA 2022”.

“A liderança visionária do Qatar percebeu anos atrás a importância de aproveitar as tecnologias emergentes e a inovação para impulsionar a diversificação econômica sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, residentes, empresas e visitantes do Qatar”, diz Reem Al Mansoori, subsecretário assistente da Sociedade Digital Desenvolvimento no Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação, Qatar.

A pedra angular dessas ambições digitais é o Programa Smart Qatar (TASMU), liderado pelo Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação (MCIT).

O projeto se concentra em cinco áreas prioritárias – Transporte, Saúde, Logística, Meio Ambiente e Esportes – para enfrentar os principais desafios nacionais.

“Apoiado por algumas das melhores tecnologias e recursos digitais do mundo, o TASMU garantirá uma transição fácil e contínua para serviços mais seguros, colaborativos, integrados e centrados no usuário para melhorar a eficiência e aumentar a facilidade de vida para todos no Catar”, diz Al Mansoori.

Claudia Sargento

Recent Posts

Microsoft e IDC destacam potencial transformador da IA no setor público brasileiro

Estudo revela como a adoção da IA pode revolucionar a eficiência e a qualidade dos…

19 horas ago

Segurança no ambiente de colaboração e mensageria exige atenção especial

E-mails e ferramentas de colaboração corporativa estão entre os principais vetores de ataques cibernéticos.

20 horas ago

Grupo Stefanini anuncia investimento de R$ 2 bilhões em M&A até 2027

Expectativa da empresa é encerrar 2024 com um faturamento próximo de R$ 8 bilhões, impulsionado…

4 dias ago

NICE assegura lançamento de CXone Mpower SmartSpeak

Solução oferece comunicação multilíngue em tempo real para vendas e suporte globais.

4 dias ago

Lenovo planeja expansão de fábricas

O lucro líquido da empresa atingiu US$ 359 milhões, em comparação com as estimativas dos…

5 dias ago

TCU aprova acordo tratado entre Telefônica Brasil e Anatel

Foi ainda determinado, pelo TCU, a necessidade de aumentar o percentual de investimentos direcionados à…

5 dias ago