Projeto de cultura indígena vence hackathon de educação
Os estudantes propõem o uso de jogos no ensino de crianças indígenas para manter viva a cultura dos povos nativos.
A Microsoft anunciou os primeiros finalistas da etapa Brasil do Imagine Cup, que são as três equipes vencedoras no Hackaton da Microsoft na Campus Party: “Educação – Inovações que transformem a forma de aprender dos estudantes”.
O primeiro colocado foi o Projeto Tupi Guarani, que usa técnicas de gameficação para que crianças indígenas possam aprender a língua do seu povo de origem e também manter viva a sua cultura.
Mais de 100 estudantes, divididos em grupos de até 5 pessoas, se inscreveram no desafio Microsoft lançado na Campus Party.
Os estudantes e campusereiros tiveram 36 horas para desenvolver soluções de tecnologia para transformar a aprendizagem.
Durante o hackathon, eles fizeram uma pesquisa sobre um problema a ser resolvido, desenvolveram um modelo de negócio e protótipos de aplicações com o apoio de mentores e facilitadores da Microsoft e da Campus Party.
O projeto Tupi Guarani propõe que, a partir do software Constructor da Microsoft, se desenvolva o aplicativo Fogo Sagrado, com o qual professores de escolas indígenas poderão desenvolver atividades como o jogo da memória, dos sete erros e quebra-cabeça para propor atividades que farão os alunos praticar o idioma local e aprender sobre a cultura e seus povos.
Já o segundo colocado foi o projeto Weduck, uma plataforma que, com a auxílio da inteligência artificial, identifica lacunas de aprendizagem dos estudantes e indica trilhas de conhecimento para que os alunos possam reforçar os seus estudos e superar essas dificuldades.
O terceiro colocado propôs soluções educacionais inclusivas, que podem ser adaptadas a plataformas de aprendizagem voltadas a estudantes com deficiência auditiva, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).