Projeto da Anatel de redes comunitárias concorre a prêmio internacional
Dos mil projetos apresentados, 360 foram indicados para a fase de votação online com prazo para votar até 31 de março.
O projeto “Construindo o ambiente de incentivo às redes comunitárias” fruto do Memorando de Entendimento assinado em 2020 entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o governo do Reino Unido, foi selecionado para concorrer ao WSIS Prizes 2022.
Dos mil projetos apresentados, 360 foram indicados para a fase de votação online em andamento.
O prazo para votar é até 31 de março, quando tem início a fase de seleção em que os campeões do Prêmio WSIS 2022 serão anunciados.
Os vencedores serão selecionados entre os cinco primeiros projetos mais votados e anunciados durante a Cerimônia Especial de Prêmios WSIS 2022, que será realizada durante a última semana da WSIS Fórum 2022.
O projeto de incentivo Redes Comunitárias da Anatel está na categoria 1 – O papel dos governos e de todos os stakeholders na promoção de TIC para o desenvolvimento.
O projeto, lançado em outubro do ano passado em evento virtual, busca viabilizar a construção de um ambiente de incentivo às redes comunitárias no Brasil e o desenvolvimento de projetos e estudos concretos com vistas a contribuir positivamente para a promoção da inclusão digital e do processo de transformação no país.
Os projetos iniciais desenvolvidos foram focados no incentivo às redes comunitárias, no apoio aos pequenos provedores e na realização de pesquisas voltadas à população de pequenos municípios para mapear a demanda e reunir insumos para contribuir para uma política pública mais assertiva, melhorando o desempenho da Agência.
A intenção é incentivar a universalização ao acesso digital, aumentar a inclusão digital de forma acessível e viabilizar a construção de um ambiente de incentivo às redes comunitárias no Brasil e aumentar a conectividade da Internet no país para populações vulneráveis.