Categories: GestãoSkills

Programa Mais Ciência na Escola chega à Paraíba

Mais um estado do Brasil será contemplado com o programa Mais Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Escolas públicas estaduais e municipais da Paraíba terão laboratórios maker, de ciência mão na massa, para os estudantes.

O anúncio foi realizado no município paraibano de Campina Grande, pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A solenidade ocorreu na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a assinatura do Termo de compromisso para a implementação do programa no Estado.

“O programa ‘Mais Ciência na Escola’ vai oferecer a estrutura necessária para que, na educação básica, os estudantes possam ter protagonismo. Através do compartilhamento de conteúdos e desenvolvimento de projetos, eles terão a oportunidade de criar soluções para o cotidiano de suas famílias e comunidades, utilizando o método científico”, afirmou a ministra do MCTI, Luciana Santos.

A iniciativa será executada em duas etapas, com um investimento total no estado de R$ 6 milhões.

A fase 1 do Mais Ciência na Escola será coordenada pela Universidade Federal da Paraíba, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba, e chegará a 30 escolas, beneficiando 30 professores e 300 alunos. Trata-se do projeto Oxente Paraíba: educação maker e cidadania digital.

Segundo a ministra, o objetivo é aproximar os estudantes da ciência, despertando o interesse pelo estudo ao integrar teoria e prática, com mais investigação e experimentação.

“Queremos que este estado seja repleto de meninos e meninas talentosos, de jovens cientistas que, a cada dia, brilham mais e mais, prontos para enfrentar grandes desafios e encontrar soluções para o povo brasileiro”, pontuou.

Com foco nas temáticas de cidadania digital, cultura maker, eletrônica básica e linguagem de programação, o projeto vai beneficiar 17 municípios, incluindo escolas rurais e uma escola localizada em comunidade quilombola.

As cidades contempladas são Pocinhos, Alagoa Nova, Remígio, Lagoa Seca, Areia, Alagoa Grande, Solânea, Borborema, Belém, Dona Inês, Pedras de Fogo, Sousa, Cabedelo, Santa Rita, Picuí, Santa Luzia e Catolé do Rocha.

Claudia Sargento

Recent Posts

Oracle revoluciona o futuro dos negócios com hub de inovação e IA

Novo espaço em São Paulo combina tecnologia de ponta, inteligência artificial e colaboração para que…

3 horas ago

Business Campus apresentará todo o potencial do portfólio com IA agêntica

Clientes conhecerão no Espaço SAP como a combinação de dados e de terceiros gerará insights…

12 horas ago

Grupo Stefanini foca em protagonismo global com o conceito AI First

Consultoria global tech organiza portfólio em sete unidades de negócios; estrutura de marketing global consolida…

1 dia ago

Estudo com profissionais de Supply Chain revela investimento em IA

No Brasil, 68% das empresas priorizam eficiência nas operações em loja e 100% das indústrias…

1 dia ago

Anatel e BID promovem práticas sustentáveis no setor de telecomunicações

O objeto é elaboração de framework regulatório para promoção de investimento climático sustentável no setor…

1 dia ago

Do caos à eficiência: Como empresas estão garantindo segurança e velocidade na nuvem

A abordagem multi-cloud tem se consolidado como estratégia essencial para empresas que buscam escalabilidade, flexibilidade…

4 dias ago