Prêmio Mérito Rondon já tem vencedores

O prêmio buscou fomentar o conhecimento, a pesquisa e o debate acadêmico sobre a regulação de telecomunicações e as novas tecnologias digitais.

A Anatel divulgou o resultado final da primeira edição do Prêmio Mérito Rondon.

Promovido pelo Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), trata-se de uma iniciativa inédita que buscou reconhecer a excelência acadêmica e estimular a inovação no setor de telecomunicações.

O Prêmio abrange a categoria de “Artigos Acadêmicos”, em que teve como objetivo incentivar a produção científica em temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 na regulação do setor de Comunicações Digitais, à inteligência artificial (IA) aplicada ao setor de telecomunicações ou às novas tecnologias relacionadas às comunicações digitais e aos desafios atuais em infraestrutura de telecomunicações e sustentabilidade.

Nesta categoria, o Ceadi recebeu 25 (vinte e cinco) submissões, premiando os 3 (três) melhores trabalhos: Alexandre Rosa Lopes ficou na primeira colocação, com o artigo “Vetores para Soluções do Compartilhamento de Postes: Uma Perspectiva do Institucionalismo Econômico”; Fernanda Rosa Coelho ficou na segunda colocação, com o artigo “Limites para a regulação de serviços over-the-top: encontrando a Agenda 2030”; a terceira colocação foi para Bruno Vicente Nunes de Oliveira, com o artigo intitulado “Telecomunicações do século XXI e inteligência artificial: panorama das mudanças tecnológicas sob a perspectiva da propriedade industrial”.

Já a segunda categoria, denominada de “Soluções”, teve a finalidade de estimular o desenvolvimento de resoluções para um desafio regulatório ou tecnológico relacionado à segurança cibernética.

Houve a apresentação de 5 (cinco) candidaturas ao Ceadi. Contudo, conforme previsão contida no item 6.6 do edital, a Comissão Julgadora “optou por não conferir prêmios devido à insuficiência de qualidade ou inadequação dos trabalhos apresentados em relação aos temas propostos”.