Estudantes e pesquisadores têm até o dia 15 de outubro para se inscrever no Prêmio Jovem Cientista, que neste ano traz o tema “Conectividade e Inclusão Digital”.
Retomado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no ano passado, após ter sido descontinuado em 2019, o prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), e conta com o apoio da Editora Globo e Canal Futura como parceiros de mídia. Este ano marca também a entrada da Shell como patrocinadora.
O objetivo do prêmio é incentivar jovens pesquisadores a se debruçarem sobre os desafios e oportunidades do mundo digital conectado.
Os projetos devem abordar desde o uso da inteligência artificial para questões de saúde pública, educação e sustentabilidade, até discussões filosóficas sobre a ética na era da realidade virtual.
As inscrições podem ser feitas no site jovemcientista.cnpq.br, e os prêmios incluem laptops, bolsas do CNPq e valores que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil.
Ao longo de sua história, o Prêmio Jovem Cientista já premiou 194 pesquisadores e 21 instituições de ensino.
Para o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, “o Prêmio Jovem Cientista dá uma contribuição muito importante para a ciência brasileira ao levar o pensar científico para meninas e meninos ainda no período escolar e incentivar jovens no início da carreira”.
Galvão ressalta, ainda, que “sempre com temáticas relevantes para o país, o prêmio tem contribuído, ao longo de mais de 40 anos, para a descoberta e a divulgação de pesquisas inovadoras para as grandes questões da sociedade brasileira como o tema desta 30ª edição, Conectividade e Inclusão Digital”.
A tecnologia Cisco Meraki Wi-Fi 6E expande a capacidade para exceder o desempenho de velocidade…
O valor está superando até mesmo o ritmo dos Estados Unidos, com previsão de crescimento…
O processo de transformação digital começou com o SAP SuccessFactors para gerenciar talentos e treinamentos…
Estudo sobre a implantação do 5G no Brasil e no mundo revela que temos a…
A campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e…
A Anatel veio a público esclarecer notícia relacionadas com a Starlink.