Prêmio Jovem Cientista ainda recebe inscrições

Premiação incentiva jovens pesquisadores a explorarem o impacto da conectividade e inclusão digital no país.

Estudantes e pesquisadores têm até o dia 15 de outubro para se inscrever no Prêmio Jovem Cientista, que neste ano traz o tema “Conectividade e Inclusão Digital”.

Retomado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no ano passado, após ter sido descontinuado em 2019, o prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), e conta com o apoio da Editora Globo e Canal Futura como parceiros de mídia. Este ano marca também a entrada da Shell como patrocinadora.

O objetivo do prêmio é incentivar jovens pesquisadores a se debruçarem sobre os desafios e oportunidades do mundo digital conectado.

Os projetos  devem abordar desde o uso da inteligência artificial para questões de saúde pública, educação e sustentabilidade, até discussões filosóficas sobre a ética na era da realidade virtual.

As inscrições podem ser feitas no site jovemcientista.cnpq.br, e os prêmios incluem laptops, bolsas do CNPq e valores que variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil.

Ao longo de sua história, o Prêmio Jovem Cientista já premiou 194 pesquisadores e 21 instituições de ensino.

Para o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, “o Prêmio Jovem Cientista dá uma contribuição muito importante para a ciência brasileira ao levar o pensar científico para meninas e meninos ainda no período escolar e incentivar jovens no início da carreira”.

Galvão ressalta, ainda, que “sempre com temáticas relevantes para o país, o prêmio tem contribuído, ao longo de mais de 40 anos, para a descoberta e a divulgação de pesquisas inovadoras para as grandes questões da sociedade brasileira como o tema desta 30ª edição, Conectividade e Inclusão Digital”.