Plataforma gov.br impulsiona abertura de filiais no Brasil
Autorização para atuar no país é concedida de forma digital no prazo de três dias; antes o processo demorava, em média, 45 dias.
As medidas de combate à burocracia do Governo Federal para melhorar o ambiente de negócios do país “têm apresentado resultados positivos não apenas para os empresários nacionais, mas também para empreendedores estrangeiros”.
Com a simplificação do processo de autorização para abertura de filiais de empresas estrangeiras por meio do gov.br, o Brasil alcançou, em 2021, “a marca histórica de 36 novas empresas do exterior solicitando a instalação em solo brasileiro”.
A transformação digital desse serviço “facilitou a vida dos interessados em investir no Brasil e, ainda, dos profissionais brasileiros que atuam com o registro de empresas”.
Recorde que, antes de 2019 – quando a digitalização foi implementada – era preciso entregar toda a documentação em duas vias, pessoalmente ou pelos Correios, ao Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) do Ministério da Economia.
“Com o pedido sendo analisado através do gov.br reduzimos a burocracia e incentivamos o investimento do capital estrangeiro no país”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.
“Hoje, as empresas estrangeiras conseguem a autorização em três dias. Antes, o processo levava, em média, 45 dias. Esse é mais um resultado do grande esforço que temos feito para agilizar o processo de abertura de novos negócios no Brasil”, explica ainda.
Entre 2019 e 2021, foram autorizadas 92 solicitações de empresas estrangeiras para atuação no Brasil. Em comparação, entre 2016 e 2018, quando o processo não era digital, foram registradas 21 solicitações e autorizações.