O modelo de pagamento instantâneo brasileiro tem influenciado outros países da região a articularem a inovação para operações além das fronteiras.
Na dianteira desse movimento, o Brasil mostra que um dos fatores de sucesso do Pix foi o compromisso do Banco Central em liderar o projeto e de trabalhar com as instituições financeiras e o setor privado de maneira colaborativa.
De acordo com dados do órgão regulador, em 2023, os brasileiros movimentaram cerca de R$ 17 trilhões via Pix, o que representa um aumento de 57,8% comparado ao ano anterior, quando as movimentações totalizaram R$ 10,89 trilhões.
Do início das transferências até 31 de outubro de 2023, foram realizadas 66,5 bilhões de transações.
“Há uma crescente colaboração e troca de experiências entre os países latino-americanos com o intuito de estabelecer padrões regionais para os pagamentos instantâneos e o trinômio conveniência, segurança e eficiência impulsiona esta demanda. A ideia é que os protocolos de interoperabilidade facilitem a integração entre os diferentes métodos de transferência instantânea como forma de promover e fomentar o ecossistema financeiro regional”, diz Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
A companhia faz parte deste avanço “e conta com soluções modernas e seguras”, que realizam a automação de ponta a ponta da operação de pagamentos, com mais velocidade e assertividade, por meio de controles modulares que atendem desde o transacional à geração de QRCodes, “promovendo uma jornada de pagamento descomplicada, fluida e segura”.
“Nossa solução para pagamentos possui alta tecnologia que se adapta facilmente às novas regulamentações de mercado, fornecendo controles apurados e automatizados que se integram com facilidade a soluções de segurança, para que a instituição ofereça transações instantâneas mais eficientes e seguras, do alerta de risco à estimativa de saldos 24/7”, explica Jorge Iglesias.
Em relatório divulgado recentemente pelo PagSeguro, empresa de pagamentos internacionais do PagBank, o Pix mostrou “resultados notáveis em 2023”, atingindo 168 milhões de transações em um único dia e representando 17% de todas as vendas on-line na América Latina, com tendência de crescimento para 19% entre 2023 e 2026.
Na Colômbia, por exemplo, o Banco de la República utiliza o Pix como referência e adota uma postura de interlocutor do movimento de inovação com uma pauta em constante evolução, como no sistema brasileiro.
Modelos similares também acontecem no México e Peru.
Já em outros países como Equador e Uruguai, os bancos centrais têm um perfil mais regulador, deixando que as instituições financeiras definam entre elas a melhor maneira de se comunicarem para adoção do sistema de pagamento instantâneo.
App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…
Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…