Piloto assegura conectividades nas escolas

Projeto levará internet em banda larga a 177 escolas nas cinco regiões do País.
O Conselho Diretor da Anatel aprovou o projeto-piloto que levará internet em banda larga a 177 escolas públicas de educação até março de 2023.
O piloto faz parte do compromisso de investimento de R$ 3,1 bilhões assumido pelas prestadoras vencedoras da licitação de faixas de frequência destinadas à quinta geração do serviço móvel (5G).
No Norte farão parte do projeto-piloto 33 escolas, no Nordeste 38, no Centro-Oeste 37, 44 no Sudeste e 25 no Sul.
A pontuação para a seleção dos municípios foi baseada diferentes critérios e a lista final de escolas que fazem parte do projeto-piloto foi elaborada considerando-se a totalidade das escolas públicas dos municípios com maior pontuação, sendo dois municípios por região do País, em diferentes Unidades da Federação.
Além disso, o projeto-piloto deverá contemplar todas as etapas do atendimento da escola conforme o disposto na Portaria Anatel nº 2347, incluindo rede até a escola (última milha); banda larga; rede interna; laboratório de informática móvel, com os equipamentos necessários; e energia elétrica.
O projeto-piloto foi submetido à discussão em diversas reuniões do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), presidido pela Anatel.