Pif Paf Alimentos avança para SAP Build

Com tecnologia low-code da SAP, empresa criou em apenas três semanas app para agilizar as ordens de serviço de manutenção.

Com objetivo de ter mais rapidez e eficiência em seus processos de manutenção de fábricas, a Pif Paf Alimentos criou, em menos de três semanas, um novo aplicativo móvel para seus técnicos de manutenção utilizando o software SAP Build Apps.

Um dos principais resultados foi uma redução de 10% no consumo de papel que seria utilizado na impressão das ordens de serviço de manutenção, que representa o total de 270 mil folhas de papel economizadas por ano.

Outro benefício para a gestão da companhia foi a redução de 30% no tempo e no dinheiro gastos na entrada de dados pelos técnicos.

Um ponto único de entrada digital melhorou a precisão da manutenção, reduziu custos e taxas de erro e deu acesso aos dados em tempo real, mesmo em áreas remotas sem conexão à internet.

Anteriormente, os técnicos de manutenção da Pif Paf Alimentos usavam um processo manual de verificação do funcionamento das máquinas, o que envolvia o registro de dados operacionais das máquinas em ordens de manutenção impressas em papel para cada pedido.

Depois de coletar esses dados, os técnicos precisavam registrá-los manualmente no sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP).

“A solução é um passo importante para o nosso desenvolvimento tecnológico, dentro da frente paperless. A Pif Paf Alimentos acredita que parcerias com soluções que visam descentralizar o uso da tecnologia e empoderar os usuários são o caminho para acelerar a transformação digital das empresas”, afirma Antonio Minier, diretor de transformação de negócios da Pif Paf Alimentos.

“A equipe de tecnologia, como parceira de negócios, ganhou agilidade com o SAP Build Apps na entrega da solução e contribuiu para busca da nossa meta de ser uma companhia sem papel, melhorando a eficiência e automação dos processos” afirma Lauro Salgado, responsável por RPA e Industria 4.0.

O SAP Build Apps permite desenvolver aplicativos com base no método low-code, com interfaces do tipo arrastar-e-soltar de componentes comuns – o que dá liberdade para os clientes criarem suas próprias aplicações de forma rápida e intuitiva.

O novo aplicativo da Pif Paf Alimentos não apenas resolveu o problema das rotinas de manutenção, mas se integrou perfeitamente à arquitetura tecnológica SAP existente, baseada na SAP Business Technology Platform (BTP).

“A inovação é a chave para o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções que vão ajudar as empresas a serem mais eficientes e rentáveis. O SAP Build é uma excelente oportunidade para as empresas crescerem de uma maneira fácil e inteligente, e democratizar o uso da tecnologia”, afirmou Junior Freitas, vice-presidente de SAP Business Technology Platform (BTP).

A Pif Paf Alimentos planeja agora liberar o aplicativo para todos os 300 técnicos de manutenção, aprimorar ainda mais o design do aplicativo e estendê-lo a outros processos de negócios e rotinas de manutenção.