O PicPay agora permite fazer Pix diretamente pelo WhatsApp com IA generativa.
Com 57 milhões de contas, o banco passa a ser uma das empresas que mais integra a potência da GenAI face a face com os brasileiros, atrás apenas das big techs. A inovação é fruto de uma parceria com a Meta, que controla o WhatsApp.
Diferentemente dos assistentes tradicionais ‘bots’ do mercado, a GenAI do PicPay, que foi treinada internamente e utiliza a tecnologia do Microsoft Azure OpenAI Service, reconhece chaves Pix instantaneamente em inúmeros contextos, como conversas complexas, áudios ou fotos e prints com várias informações — por exemplo, uma tabela de preços de um restaurante onde a chave Pix está no meio de outras palavras.
O Assistente também calcula porcentagens e até despesas em grupos, como a divisão de um churrasco, oferecendo uma solução acessível e prática em diversas situações.
Os usuários só precisam enviar ou encaminhar o conteúdo bruto para a conversa com o Assistente PicPay no WhatsApp para que ele dê andamento na transação, que é concluída no app com biometria para garantir maior segurança.
“O uso de GenAI para transações no WhatsApp leva o Pix a atravessar uma nova fronteira, tornando-o ainda mais prático e rápido, com o mais alto nível de segurança. Essa inovação não só abre novos casos de uso, mas também traz o futuro dos pagamentos e da IA diretamente para a palma da mão dos clientes”, avalia Danilo Caffaro, vice-presidente executivo de Serviços Financeiros Pessoa Física do PicPay.
Na visão do PicPay, a união de um meio de pagamento consolidado e um app de mensagens tão presente no dia a dia dos brasileiros vai impulsionar a ampla adesão dessa nova forma de “fazer um Pix”.
Com uma abordagem que se adapta e aprende com o cliente, a novidade também deve contribuir para aumentar o engajamento e alavancar a principalidade entre os usuários da companhia.
“O Brasil é um dos países que lideram a inovação em soluções de negócios envolvendo WhatsApp e Inteligência Artificial”, afirma Sandro Cachiello, Head de Desenvolvimento de Negócios da Meta.
Para reforçar a segurança, além da biometria realizada em 100% das transações, o app do PicPay conta com criptografia avançada e o Modo Seguro, no qual o usuário pode configurar limites diários para o Pix fora de endereços confiáveis.
Além disso, o contato do Assistente no WhatsApp é uma conta verificada, reconhecida pelo símbolo de check azul.
O WhatsApp possui criptografia de ponta a ponta em todas as suas mensagens, o que assegura que os dados enviados na transação, incluindo chaves Pix e instruções de pagamento, permaneçam protegidos durante todo o processo.
A inteligência artificial por trás da ferramenta foi desenvolvida no Azure OpenAI Service, da Microsoft. Ela também é utilizada no atendimento ao cliente, e ajudou mais de 5 milhões de usuários únicos ao longo de um ano. A tecnologia foi treinada para resolver solicitações complexas de maneira eficiente, assegurando uma experiência de atendimento excepcional e personalizada.
O recurso está sendo liberado gradualmente e muito em breve estará liberado para todas as 57 milhões de contas. Quem já tiver acesso pode encontrar um atalho no app ao entrar na sua conta do PicPay, selecionar ‘Pix’ e, então, ‘Pix no WhatsApp’.
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…
A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…
Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…