A Petronect, plataforma de compras e contratações da Petrobras, otimizou a consulta de editais dos processos de licitações por meio da inteligência artificial (IA) da Microsoft.
A Paola, assistente virtual da empresa, agora equipada com a tecnologia, oferece mais agilidade e eficiência aos fornecedores.
A companhia possui cerca de 500 mil usuários cadastrados, registra mais de 3,6 mil acessos diários e movimentou, no último ano, mais de R$ 200 milhões em transações, além de abrir aproximadamente 300 oportunidades públicas por mês.
Desde sua criação, em 2003, a Petronect tem como propósito conectar fornecedores e compradores em um marketplace B2B sustentável, promovendo maior competitividade e otimizando condições comerciais.
Valdino Azevedo, gerente de Serviços e Inovação, afirma que ampliar o número de participantes nas oportunidades públicas é essencial para fomento do mercado, ampliação da concorrência e consequentemente obtenção dos melhores resultados para a Petrobras.
Os fornecedores interessados em oferecer bens ou serviços à Petrobras devem realizar diversas etapas, incluindo o cadastro, leitura da documentação e envio de propostas.
Esses processos, muitas vezes complexos, podem gerar dúvidas tanto em novos participantes quanto em empresas experientes, levando a erros ou desistências.
É necessário se certificar de que seus serviços estão de acordo com o que é exigido e, para isso, precisam analisar documentos extensos, algumas vezes com mais de 200 páginas e múltiplos anexos que exigem análise detalhada – o que gera um alto esforço de avaliação por parte do fornecedor.
Para atender a essas demandas, foram desenvolvidos chatbots, com a identidade visual da Assistente Virtual da Petronect, a Paola, utilizando as tecnologias Azure OpenAI Service e Copilot Studio, facilitando a consulta aos editais.
Antes, os fornecedores contavam apenas com buscas por palavras-chave, limitadas pela ausência de contexto. Agora, a solução analisa documentos de maneira contextual, oferecendo respostas claras, precisas e em pouco tempo, garantindo maior assertividade para os interessados.
A Petronect traz uma solução que permite consultas rápidas e específicas, fornecendo resumos dos editais e respostas diretas sobre condições de participação, critérios de habilitação, itens solicitados, data de conclusão e formas de pagamento.
Baseada no Large Language Model (LLM) – ou grandes modelos de linguagem em português – uma avançada tecnologia de IA, ela interpreta e gera textos de forma natural, “entregando informações relevantes de maneira ágil”.
Com essa solução, os fornecedores podem compreender rapidamente os aspectos essenciais de uma oportunidade e decidir, em poucos minutos, se desejam participar, economizando tempo e recursos.
A leitura completa da documentação, no entanto, permanece sob responsabilidade do fornecedor e indispensável para avançar no processo de colocação de propostas.
Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% dos registros de reclamações.
Na edição comemorativa de 30 anos, o encontro de tecnologia e inovação da América Latina…
Novas inovações desbloqueiam recursos para IA em escala empresarial, incluindo Large Language Models e IA…
A nomeação de Hugo Valadares já foi publicada e pesquisador tem currículo marcado pela articulação…
A solução CXone Mpower unifica inteligência conversacional, insights em tempo real e análises de autoatendimento…
Durante o evento foram apresentados os detalhes do Plano Nacional de Inteligência Artificial 2024–2028, com…