Categories: Gestão

Pequenos e médios negócios crescem mais rápido com tecnologias digitais

Pequenas e médias empresas (PMEs) são a base de toda e qualquer comunidade.

Com um número estimado de 400 milhões de PMEs operando globalmente, elas representam 99% de todas as empresas ao redor do mundo.

Esses negócios são a principal fonte de criação de empregos, compondo entre 60% a 85% do mercado de trabalho.

E, segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho, eles podem contribuir em até 70% do PIB global.

Com esse tipo de escala e impacto, as PMEs “precisam da capacidade de inovar para serem bem sucedidas e prosperarem em uma economia digitalmente habilitada”, segundo explica a Microsoft.

Durante a pandemia, vimos que as empresas capazes de acelerar a sua transformação digital se saíram melhor do que as que não o fizeram.

Muitas relataram um crescimento devido ao foco na inovação tecnológica.

A Microsoft teve a curiosidade de entender como as PMEs encaram a atual situação do mundo dos negócios, quais são seus objetivos e prioridades e de avaliar se a tecnologia é vista como uma ferramenta de promoção de um negócio bem sucedido no futuro, por via de seu estudo Microsoft SMB Voice and Attitudes to Technology Study 2022.

O estudo confirma que quase 70% das empresas consideram o crescimento como sua principal motivação, e negócios pioneiros na adoção da tecnologia tiveram um crescimento mais rápido e maior.

As empresas que foram identificadas como uma das primeiras em adotar novas tecnologias possuem o dobro de chances de ter atingido os seus objetivos comerciais e um crescimento maior de capital no último ano, “além de também terem quatro vezes mais probabilidade de estarem confiantes com o futuro do negócio”.

Hoje, as empresas estão focadas em manter o atual ritmo de crescimento, mesmo em um cenário de incertezas políticas, alta da inflação e dos custos com energia.

Assim, “para 51% das empresas, os impactos contínuos da Covid-19 nos negócios continuam sendo uma preocupação”.

Por outro lado, mais de dois terços das PMEs planejam aumentar seus orçamentos de TI no próximo ano, priorizando investimentos em eficiência operacional ou na melhoria de retenção do cliente.

Oitenta por cento das empresas esperam ter uma força de trabalho híbrida durante, pelo menos, os próximos dois anos e demandam por uma tecnologia que apoie seus objetivos comerciais de forma confiável e segura.

Claudia Sargento

Recent Posts

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

3 dias ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

3 dias ago

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

4 dias ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

4 dias ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

5 dias ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

5 dias ago