PBIA prevê R$ 500 milhões para data centers verdes

Investimento em data centers verdes promove eficiência energética e redução de custos.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) prevê investir R$ 500 milhões no Programa de Sustentabilidade e Energias Renováveis para IA, como parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
O Pró-Infra IA Sustentável vai financiar projetos que promovam a implementação de data centers verdes no Brasil.
O programa visa apoiar iniciativas que priorizem o uso de fontes de energia renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, a iniciativa incentivará a adoção de tecnologias de resfriamento inovadoras e a utilização de equipamentos de menor consumo energético, como servidores de última geração e softwares otimizados para IA.
Os data centers tradicionais consomem enormes quantidades de energia, “impactando o meio ambiente e elevando os custos operacionais”.
Nesse contexto, surgem os data centers verdes, que têm como objetivo reduzir o impacto ambiental sem comprometer a performance e a confiabilidade dos sistemas.
Eles se caracterizam pela adoção de tecnologias e práticas sustentáveis, como o uso de fontes de energia renováveis, otimização da eficiência energética, gestão eficiente do uso da água e adoção de equipamentos de baixo consumo energético.
Para garantir a efetividade do programa, o MCTI prevê a realização de reuniões com especialistas, representantes do setor privado e da sociedade civil ainda este ano, com o objetivo de definir as diretrizes do programa e os critérios para seleção dos projetos.
A expectativa é que o programa contribua para a criação de um ecossistema de IA robusto, sustentável e inovador no Brasil, impulsionando a economia, gerando empregos e colocando o país na vanguarda da IA global.
O coordenador-geral de Tecnologias Digitais da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD) do MCTI, Guilherme de Paula Corrêa, destacou a relevância do projeto: “O PBIA coloca o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental como pilares centrais do desenvolvimento da IA no Brasil. A construção de data centers verdes, com o uso de energias renováveis e tecnologias eficientes, é crucial para garantir que a expansão da IA ocorra de forma responsável.”