PagCorp lança ferramenta de IA
![](/wp-content/uploads/2023/06/IA-684x375.jpeg)
A inteligência artificial é uma ferramenta de governança que permite análise detalhada de comprovantes.
A ACG vai passar a oferecer nova ferramenta de Inteligência Artificial em seu principal produto PagCorp.
A partir de agora, os clientes podem analisar seus comprovantes de gastos nos cartões de forma automatizada em critérios customizáveis como classificação de despesas, faixa de valor, tipos de itens comprados, tipos de estabelecimentos e diferenças entre valores.
A Inteligência Artificial, chamada de “Bob” em homenagem ao fundador da companhia, Roberto Josua, que participou diretamente da idealização do projeto e tem mais de 50 anos de experiência no mercado de meios de pagamento, analisa milhares de comprovantes e permite “uma avaliação rápida, eficiente e customizada da massa de comprovantes de despesas sujeitos a aprovação”.
A ferramenta é capaz de identificar, por exemplo, divergências entre valor da compra e valor do comprovante submetido, separar comprovantes por valores totais e tipo de utilização, identificar itens potencialmente proibidos constantes dos comprovantes (como bebidas alcóolicas, por exemplo).
Tudo para garantir melhores práticas de governança e aderência às políticas das empresas.
“Estamos oferecendo aos nossos clientes uma inovação bem à frente dos concorrentes. É uma Inteligência Artificial real, que está inserida em nosso sistema, e que vai trazer uma revolução para o entendimento e aprovação dos comprovantes de despesas”, explica Liliane Josua Czarny, sócia e co-CEO da ACG.
O projeto do Bob, ferramenta de IA do PagCorp, se iniciou a partir da identificação de um problema comum na gestão de gastos corporativos: a quantidade potencialmente exorbitante de comprovantes de despesa e a necessidade de uma análise individualizada.
O sistema desenvolvido pela empresa lê de forma precisa cada comprovante, interpreta o texto derivado, inclui dados da transação e agrupa essas informações em categorias analíticas que facilitam uma análise pertinente das comprovações de despesa.
Para garantir a precisão e assertividade dessas informações, a empresa investiu em treinamento e gerenciamento de ferramentas de Inteligência Artificial de ponta no mercado internacional, aliando-as à gestão de dados e informações.
A IA do PagCorp se diferencia de outras opções do mercado “justamente por ser capaz de organizar, interpretar e resumir os dados”.
Dan Josua, sócio e diretor de Inovação da ACG afirma: “O desenvolvimento recente de ferramentas de Inteligência Artificial permite que dados que antes eram ignorados pelas empresas possam se transformar em informações relevantes. Dados que ficam perdidos em documentos esquecidos em uma pasta qualquer hoje podem ser lidos de forma automática e resumidos de maneira útil.”
O mesmo responsável acrescenta ainda: “O nosso sistema faz uso dessas capacidades para, de forma crescente, garantir que todas os dados brutos disponíveis no PagCorp possam se transformar em informações que melhoram o controle de gastos corporativos das empresas que usam o sistema.”
Em suma, com a tecnologia de IA disponibilizada aos clientes do PagCorp, os colaboradores que lidam com as despesas podem contar no seu dia a dia com uma ferramenta de governança e de colaboração em processos internos.
A ferramenta foi desenvolvida para atender a uma crescente demanda do mercado por soluções de IA eficientes e confiáveis. Ao mesmo tempo que as empresas buscam cada vez mais investir recursos para a adoção de soluções de IA, elas também enfrentam diversas dificuldades, dentre elas os custos e prazos para implementação, a escassez de profissionais capacitados para o desenvolvimento, a complexidade dos projetos ou dos dados envolvidos e a limitação nas habilidades da IA.
O desenho da ferramenta está alinhado com a tendência de utilizar a Inteligência Artificial como uma solução para dados e não apenas para serviços e/ou interações.
O Bob, a IA do PagCorp, está disponível em sua primeira versão. A próxima grande atualização, em período de desenvolvimento e testes, será capaz de fornecer insights e sugestões. Um exemplo: departamentos ou filiais distintos compram um item em fornecedores diferentes, com preços diferentes. A IA será capaz de captar a discrepância e recomendar que a companhia realize compras em um único local.