Pagamentos digitais crescem na América Latina
A Kaspersky perguntou aos latino-americanos como estão usando os aplicativos bancários e o status de sua segurança digital.
Para muitas pessoas, pagamentos online, aplicativos bancários e carteiras digitais já fazem parte de suas ferramentas financeiras habituais, especialmente após o lockdown sanitário.
No entanto, apesar do avanço da tecnologia, alguns usuários ainda relutam em adotar essas práticas.
A Kaspersky, perguntou aos latino-americanos como eles estão usando esses serviços e o estado de sua segurança digital para obter um panorama atualizado.
Sabe-se que durante a pandemia da Covid-19, muitas instituições, empresas e organizações migraram para a virtualidade, digitalizando seus sistemas e processos.
Nesse contexto, a área de pagamentos digitais foi uma das que sofreram uma grande transformação, de modo a continuar entregando seus serviços financeiros de forma normal, eficiente e rápida.
Assim, e para cumprir as normas sanitárias e de confinamento, comprar alimentos e roupas, pagar contas, adquirir materiais domésticos e fazer envios bancários, entre outras atividades, passou-se a exigir algum tipo de pagamento digital.
Foi assim que os usuários de bancos tiveram de se habituar às plataformas virtuais e ferramentas que os mesmos lhes disponibilizaram para responder a estas novas condições.
Após o lockdown, muitas pessoas decidiram manter permanentemente suas formas de pagamentos e transações digitais.
Diante desse quadro, a segurança digital também se tornou um tema de interesse para a Kaspersky, e por isso esta pesquisa, além de saber como e quando esses serviços estão sendo utilizados, também busca conhecer os incidentes, ameaças, consequências e ações que os usuários latino-americanos estão tomando em situações de perigo.
Nos dispositivos mais utilizados para pagamento digital, em todos os países, o Android/smartphone pessoal é o mais utilizado, seguido de notebook/computador pessoal.
Enquanto isso, o menos utilizado corresponde aos computadores públicos.
Já o método de pagamento mais utilizado em todos os países corresponde ao banco online por meio de dispositivos móveis, enquanto o método menos utilizado foi o cheque.
As razões mais comuns para usar o internet banking para todos os países são ser conveniente e estar disponível 24 horas, quando e onde quiser e ainda ser fácil de navegar e gerenciar informações financeiras.