Para além dos vídeos curtos e divertidos, o TikTok se consolidou como um espaço virtual de criatividade e conversas positivas com grande potencial viral, influência e, consequentemente, de vendas.
Essa é uma das principais conclusões de um estudo desenvolvido pela Cadastra no qual se percebe ainda que, atualmente, o TikTok é um dos aplicativos mais baixados no Brasil e no mundo, à frente do Facebook e do Instagram.
São “mais de 1 bilhão de usuários, 14% da população mundial, sendo 4,72 milhões de brasileiros”.
“O TikTok já vinha em uma crescente, mas a pandemia acelerou este processo. A plataforma se tornou um fenômeno por ser interativa, original e divertir as pessoas na quarentena. Além disso, é um espaço que incentiva a criatividade, a descoberta de tendências e o estabelecimento de conversas relevantes e genuínas. O público brasileiro aceitou bem esta proposta, tanto que já somos o segundo país em número de usuários, perdendo apenas para a China”, afirma Hugo Novaes, VP do Creative Hub da Cadastra.
No Brasil, 59% dos usuários são do gênero feminino, 39% do gênero masculino e 2% não se identificam com nenhum dos dois.
Em relação à faixa etária, 66% dos usuários possuem menos de 30 anos, tendo como maioria entre 16-24 anos.
Segundo pesquisa da Nielsen, o app é o único que os usuários apontam o principal uso como ‘’para elevar o ânimo”, tornando o app um dos mais autênticos e onde todos são aceitos.
Assim sendo, 88% dos entrevistados considera a plataforma “um lugar para se expressar livremente”; já 81% sentem que podem ser eles mesmos; 60% diz que a descoberta de novos conteúdos é a principal razão de uso.
Isso mostra que a plataforma “não é usada somente para entretenimento, mas também como fonte de bem-estar e aceitação“.
Através do TikTok é possível criar uma conexão maior com os usuários, algo desejado pela Geração Z que é a principal usuária. Conteúdos únicos e originais acabam se tornando virais, e como consequência atraem novos seguidores e possíveis novos compradores para as marcas.
“O aplicativo, hoje, é a principal fonte dos usuários sobre música, moda e inclusive assuntos como saúde mental e educação financeira. De forma acessível, interativa e criativa, influenciadores têm trazido, cada vez mais, entusiasmo em seus usuários sobre assuntos importantes e relevantes. Para as marcas, isso significa que alguns minutos rolando o feed pode gerar receita”, explica Hugo.
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