Categories: Redes Sociais

O impacto da IA no WhatsApp

Difícil imaginar tecnologia que faça mais parte do dia a dia do brasileiro que o WhatsApp.

O serviço já ganhou até dois apelidos diferentes: “What´s” e “zap”.

Por isso é que a chegada da Inteligência Artificial (IA) no WhastApp é tão impactante. Para a maioria dos nossos conterrâneos, será a primeira experiência explícita, cotidiana com a IA. Mas como exatamente será essa experiência?

Sem titubear, logo de cara, algumas novidades chamam a atenção de seus usuários:

– É possível conversar com a IA usando voz, em tempo real.

– A IA pode gerar e editar imagens diretamente nas conversas, permitindo que os usuários criem visuais personalizados simplesmente digitando comandos como “imagine”.

– Outro recurso poderoso é a função de “memória de chat”, que personaliza as interações. Esta função lembra preferências e detalhes dos usuários. Por exemplo, ajuda a não esquecer o aniversário da sogra, ou reforça a lembrá-lo de dar aquela passadinha no mercado para comprar sorvete para o fim de semana.

– A IA é multilíngue, suportando vários idiomas para atender a um público global. Então, a Meta IA vai aprender com pessoas do mundo todo (Índia e Brasil são os maiores mercados do WhatsApp).

E as novidades não param por aí! Virão muitas pela frente.

O objetivo geral é que a IA forneça sugestões e respostas bem relevantes, para melhorar nossa experiência geral.

Mas será que inserir toda essa gama de funções no nosso bom e velho WhatsApp não arrisca complicar tudo demais?

Uma das grandes virtudes desta ferramenta poderosa foi sempre seu foco: nos ajudar a nos comunicar rapidamente, sem entraves.

E o uso desses dados pela Meta, como ficarão exatamente as questões de privacidade, transparência, propriedade da informação?

E como as questões comerciais (anúncios) se integrarão nisso tudo?

Hoje, temos muitas pessoas que se informam prioritariamente por meio de notícias (“notícias”) que recebem pelo WhatsApp. Como serão recebidas as informações e sugestões apresentadas pela IA – com o mesmo grau de credulidade e credibilidade?

Questões que certamente ainda serão bastante debatidas e, enquanto isso, estaremos usando todo dia a Meta AI.

Quantas vezes por dia você abre o WhatsApp?

*Alex Winetzki, CEO da Woopi

Claudia Sargento

Recent Posts

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

1 dia ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

2 dias ago

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

3 dias ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

3 dias ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

3 dias ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

4 dias ago