Categories: e-Commercee-Marketing

Nuvemshop adota sistema de automação IBM

A Nuvemshop, plataforma de e-commerce da América Latina, implementou o IBM Turbonomic e reduziu seus custos fixos com operações de TI no Brasil “em mais de R$ 1,1 milhão ao mês”, segundo avançou em comunicado.

Em apenas seis meses, a companhia alcançou “uma economia de 45% sobre os gastos relacionados aos recursos tecnológicos utilizados no país, superando a meta prevista para 2025”.

O projeto foi iniciado no fim de 2023, com um modelo de gestão focado em agregar valor aos negócios.

A empresa tinha a missão de organizar os processos de gestão para otimizar a utilização dos recursos de TI da Nuvemshop, começando pelo Brasil.

Diante do desafio, a companhia decidiu avaliar o sistema de automação IBM Turbonomic e envolveu a CXP Brasil, parceira de negócios da IBM, especializada no desenvolvimento de variados projetos para o setor de Finanças.

O IBM Turbonomic é um sistema de automação inteligente concebido para otimizar a performance e gerenciar os gastos com os recursos baseados em nuvens públicas, privadas e híbridas, a partir de insights gerados por Inteligência Artificial (IA).

Segundo Walter Rodrigues, diretor de Operações e Alianças da CXP Brasil, a plataforma de automação IBM Turbonomic era a sugestão mais recomendada para organizar a gestão da infraestrutura e otimizar os recursos do ambiente de TI da Nuvemshop.

“Nossa experiência com projetos de FinOps comprova que o IBM Turbonomic atende às necessidades de arquiteturas de TI bastantes complexas, como as do setor financeiro, e é um projeto com retorno de investimento (ROI) muito rápido. Por isso, sabíamos que esta seria a ferramenta mais adequada à Nuvemshop, especialmente por se tratar de um ambiente que nasceu 100% em nuvem”, analisa Rodrigues.

O executivo recorda que a decisão de adotar o IBM Turbonomic foi quase instantânea, pois os resultados apresentados à Nuvemshop, ainda na fase de testes, já se mostraram surpreendentes: “Iniciamos a prova de conceito e, logo após a análise dos primeiros relatórios, não desligamos mais e a plataforma IBM já entrou em produção.”

Criada em 2011, a Nuvemshop conta com mais de 130 mil lojistas de pequeno e médio portes baseados em sua plataforma e integra um completo ecossistema varejista que reúne mais de 4 mil parceiros de produtos, serviços e meios de pagamento atualmente.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

12 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

12 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

20 horas ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

1 dia ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago