Categories: e-RegulaçãoLegal

Nova campanha do Movimento #FiqueEsperto já segue

Já começou mais uma campanha do Movimento #FiqueEsperto, que tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital.

A Anatel irá lançar o primeiro post da campanha nas redes sociais da Agência.

Até o final de maio, serão divulgados posts/textos[sobre os cuidados que o consumidor deve tomar: ao receber ligações com ofertas de produtos e serviços (telemarketing); ao receber solicitações por meio de mensagens de texto enviadas por números desconhecidos; e ao entrar em contato com canais de atendimento indicados em mensagens de texto ou ligações.

Também serão fornecidas dicas sobre leitura segura dos QR Codes e verificação de linhas pré-pagas ativas por CPF por meio do Portal de Consultas.

As campanhas do Movimento #FiqueEsperto são realizadas a cada três meses e os posts/textos com as dicas de segurança também são encaminhados via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa.

O #FiqueEsperto começou em outubro de 2020 dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel.

Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital.

Finalizado esse período, considerando a relevância do assunto, a Agência deu continuidade à iniciativa. Assim, uma ação pontual se tornou um “movimento” por meio do qual são realizadas campanhas periódicas.

O Movimento também está alinhado ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, que inclui a iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

16 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

16 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

23 horas ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago