A Natura adotou a IBM Turbonomic, plataforma de automação com uso de IA para o gerenciamento de recursos de TI.
Com isso, a companhia “conquistou resultados significativos em custos e performance no ambiente multicloud, além de uma diminuição de consumo de recursos, colaborando com suas metas de redução de carbono”.
A tecnologia foi implementada pela ScaleUP Consultoria, IBM Business Partner, que atuou diretamente com a empresa nesta transformação do negócio.
O IBM Transformation Index: State of Cloud mostra que no Brasil, “76% dos tomadores de decisão de negócios e tecnologia acham que é difícil concretizar todo o potencial de uma transformação digital” sem ter uma estratégia sólida de nuvem híbrida.
Embora 83% dos líderes locais tenham adotado uma abordagem de nuvem híbrida, a maioria das organizações que responderam estão lutando com a complexidade para fazer com que todos os seus ambientes de nuvem funcionem juntos, e apenas 27% dos entrevistados gerenciam seus ambientes de nuvem híbrida de forma holística – o que pode criar pontos cegos e colocar os dados em risco.
A Natura possui “uma infraestrutura robusta, logística e base de tecnologia digital que suporta uma série de aplicações críticas para os negócios, como sua plataforma de comércio eletrônico utilizada por representantes de vendas em todo o mundo”.
Com esta implementação, a Natura buscou inicialmente otimizar sua infraestrutura, ser mais eficiente e reduzir custos.
Mas com o IBM Turbonomic, a empresa foi além: em 2023, poucos meses após a adoção da solução, a ferramenta já havia realizado mais de 4.500 ações automatizadas e evitado mais de 900 incidentes em TI, gerando economia financeira e apresentando um ROI (Retorno do Investimento) superior a 100% nos primeiros meses de utilização.
De acordo com Dennys Ber, gerente sênior de TI da Natura, a interconexão de IBM Turbonomic com o ambiente multicloud da empresa se mostrou extremamente funcional, o que permitiu que a Natura tivesse uma visão macro dos ambientes em questão de minutos e em um único dashboard.
A empresa buscava uma forma de diminuir o trabalho manual da equipe e uma solução que pudesse dar inteligência e agilidade para execução: “Inicialmente, nós tínhamos um olhar mais direcionado a ganhar eficiência em nossos custos operacionais. Vimos que o Turbonomic atuava de uma forma diferente, com controle de recursos, possibilitando trabalhar também com questões de performance em um ambiente multicloud”.
A solução IBM também permitiu “uma revisão de eficiência de performance no ambiente on-premise de Natura”.
Assim, estava prevista a aquisição de novas máquinas e, com a adoção do Turbonomic foi possível tomar decisões informadas e entender que, fazendo movimentações de cargas de trabalho dentre os hosts, não seria necessário comprar equipamentos, pelo contrário, foi possível desativar um deles.
Leandro Paes, diretor técnico da ScaleUP, relata que a consultoria trabalha com Turbonomic desde 2014, antes mesmo da aquisição da IBM, e este é o primeiro projeto com a Natura, já com resultados impactantes.
“Quando fizemos a prova de valor de uma maneira bem personalizada e consultiva, antes mesmo de executar a venda da solução, a Natura percebeu que, além da economia, a solução ajudaria a potencializar o negócio como um todo, com um olhar para os componentes da TI executados de forma autônoma, com uso de IA”, conforme explicou.
App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…
Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…
São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.
A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…
A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…
Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…