N1 IT Stefanini reduz custos operacionais com aplicação de Zero Touch Experience

A N1 IT, empresa do Grupo Stefanini, com foco em consultoria em cloud services, modern work e segurança digital, implementou o projeto ZTX – Zero Touch Experience – para uma das maiores empresas de aviação do mundo, centralizando a gestão de dispositivos e políticas de segurança, gerenciamento e configuração de equipamentos.

A solução eliminou senhas, adotou criptografia em tempo real, padronizou políticas de segurança e reduziu etapas de operação de TI.

Antes da implementação, a configuração de dispositivos apresentava desafios “que impactavam a produtividade inicial de novos colaboradores e elevavam custos”.

“A falta de padronização nas políticas de segurança dificultava a gestão de TI e aumentava os riscos de acessos não autorizados”, explica a empresa.

Com a nova solução gerenciada por meio de cloud, mais de 14 mil equipamentos em regiões como Brasil, EUA, Europa e Ásia passaram a contar com recursos como self-onboarding (onde o próprio usuário faz sua configuração), autenticação multifator (MFA), autenticação por certificado digital, single sign-on (SSO) e criptografia avançada.

Esses avanços “entregaram escalabilidade ao projeto” e eliminaram a necessidade de múltiplas senhas, diversas autenticações em aplicativos e reforçaram a proteção contra violações de segurança, “promovendo um ambiente digital mais seguro e eficiente”.

O tempo necessário para configurar dispositivos acabou “gerando uma redução de 72% no tempo de configuração e 20% nos custos operacionais, permitindo maior agilidade na integração de novos colaboradores”.

Agora, os colaboradores conseguem realizar a configuração total de um novo computador, sem a presença de um analista e sem conhecimento em TI.

Tudo porque com o self-onboarding é necessário apenas conectar com suas credenciais e o dispositivo é configurado como um smartphone, onde tudo já vem pré-configurado, com todas as suas informações de trabalho necessária, seus dados arquivados em outros dispositivos e com a segurança que agora é centralizada, garantindo maior eficiência e redução nos custos.

Além disso, as autenticações avançadas e a criptografia robusta aumentaram significativamente a segurança dos dados corporativos.

A solução “não apenas otimizou a produtividade dos colaboradores, mas também tornou a operação de TI mais eficiente e confiável”.

A abordagem faz parte da oferta Stefanini IA Applications (SAI), que combina hiperautomação, segurança digital e gestão do conhecimento para impulsionar a jornada digital das empresas.

“A implementação do Zero Touch Experience trouxe ganhos significativos. Reduzimos o tempo de configuração, aumentamos a produtividade e economizamos milhares de horas anuais, seja em manutenção, em levantamento de informação, ou no gerenciamento da TI. Além disso, centralizamos as políticas de TI, globalmente falando, reduzimos custos operacionais e fortalecemos a segurança, garantindo um ambiente mais eficiente e confiável”, ressalta Nivaldo Araújo, CEO de N1 IT.

Claudia Sargento

Recent Posts

Anatel lança canal de atendimento por WhatsApp

Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% dos registros de reclamações.

1 dia ago

Futurecom 2025 dá destaque aos Internet Service Providers

Na edição comemorativa de 30 anos, o encontro de tecnologia e inovação da América Latina…

2 dias ago

Petronect lança solução em IA para fornecedores

O marketplace responsável por todos os processos de contratação do Grupo Petrobras, movimenta mais de…

2 dias ago

IBM z17: O mainframe totalmente projetado para a era da IA

Novas inovações desbloqueiam recursos para IA em escala empresarial, incluindo Large Language Models e IA…

3 dias ago

Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI tem novo diretor

A nomeação de Hugo Valadares já foi publicada e pesquisador tem currículo marcado pela articulação…

4 dias ago

NICE é líder no IDC MarketScape 2024

A solução CXone Mpower unifica inteligência conversacional, insights em tempo real e análises de autoatendimento…

4 dias ago