Categories: economia

Ministério anuncia mais quatro Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial

Mais quatro Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial foram anunciados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Os CPAs vão se dedicar ao desenvolvimento de pesquisas voltadas à resolução de problemas com uso da IA, além de contribuir para a formação de recursos humanos qualificados no setor.

A iniciativa faz parte de uma cooperação entre o MCTI, a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Os Centros serão contratados por um período de 5 anos, renováveis por mais 5 de acordo com os resultados alcançados. O edital selecionou as propostas:

– PRAIA Educação – Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial: educação para a 4a revolução industrial terá como pesquisador responsável Gleber Lisboa Ramalho e sede no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

– Também do CIn da UFPE, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para a Segurança Cibernética será comandado pela pesquisadora Teresa Bernarda Ludermir;

– O pesquisador Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho ficará à frente do Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Energias Renováveis, que será funcionará no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

– O Centro de Pesquisa em Engenharia Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CDI2), sediado em três unidades, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/UNICAMP) e Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2/UNESP), tendo como pesquisadores principais, José Alberto Cuminato, Sergio Ferraz Novaes e Alexandre Xavier Falcão, em parceria com o SENAI de São Paulo.

A parceria entre o MCTI, Fapesp e CGI vai apoiar, ao todo, 10 CPAs em Inteligência Artificial.

Os outros seis centros foram anunciados em 2021. A verba para o financiamento é originária da arrecadação do registro de domínios “.br” recolhida pela FAPESP no período de 1998 a 2005, atividade assumida depois pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Cada CPA poderá receber até R$ 1 milhão por ano da FAPESP e mais R$ 1 milhão de uma ou mais Empresas Parceiras.

Claudia Sargento

Recent Posts

Shazam atinge 100 bilhões de reconhecimentos de músicas

São 12 músicas identificadas para cada pessoa no planeta.

23 horas ago

CNH transforma a gestão de talentos com o SAP SuccessFactors

A empresa está promovendo uma transformação na área de Recursos Humanos com o uso das…

23 horas ago

Farlei Kothe assume novas funções no Grupo Stefanini

A liderança de Farlei Kothe visa impulsionar a eficiência e fortalecer a posição de mercado…

1 dia ago

Anatel aprova adaptação da concessão da Oi

Decisão estabelece um marco histórico para o setor de telecomunicações, promovendo modernização e melhor atendimento…

2 dias ago

Black Friday: os cuidados indispensáveis para comprar e vender na internet

A temporada de ofertas traz oportunidades e também riscos em função do aumento de golpes…

2 dias ago

Delfia investe em Universidade Corporativa

Alinhar o conhecimento acadêmico às atuais demandas do universo corporativo está entre as prioridades da…

2 dias ago