O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) decidiu que a Entidade Administradora da Faixa (EAF – Siga Antenado) poderá iniciar as ações para a migração da recepção de TV Aberta pela antena parabólica, da banda C para a banda Ku, em mais cidades.
A deliberação abrange todos os municípios que compõem as regiões metropolitanas de todas as capitais de Estado e do Distrito Federal, além de agrupamentos de cidades influenciadas pelos municípios com mais de 500 mil habitantes, que tiveram as ações de migração iniciadas no começo de outubro.
A decisão foi motivada “por ganhos logísticos que serão obtidos no processo de distribuição e instalação dos kits de recepção, bem como por melhor aproveitamento da comunicação da migração”.
Com isso, o GAISPI busca ganhos de eficiência no processo e o melhor uso dos recursos financeiros aportados na entidade.
Importante ressaltar que a ação não significa que a faixa de 3,5 GHz estará necessariamente disponível para utilização em todos esses municípios a partir de 1º de janeiro de 2023. Entretanto, realizar a migração nessas cidades permitirá que o grupo avalie, oportunamente, possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades, desde que concluídas também as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite.
Agência autoriza EAF a adotar providências para concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda…
Em março de 2024, a Anatel aprovou o sandbox regulatório para experimentação do direct to…
Uma realidade que não é mais do que a continuação do progresso de 2024, no…
Com OCI Generative AI e Oracle AI Vector Search, a Biofy reduziu o tempo de…
Cerca de 90% das grandes organizações contam, pelo menos, com um caso de uso de…
O lançamento de hoje do iOS 18.4, iPadOS 18.4 e macOS Sequoia 15.4 oferece novos…